top of page

16 – CARNAVAL: ... E LÁ VOU EU, HOJE, A FESTA É NA AVENIDA... EU TÔ FELIZ, EU TÔ DE BEM COM A VIDA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 16 de jan. de 2024
  • 3 min de leitura

A TV Globo já exibe ao longo de sua programação, trechos dos sambas enredos do Carnaval de 2024; as cantoras Alcione e Ludimila interpretam a tradicional cantiga de autoria de Jorge Aragão que, acostumamos ouvir e ver, com a presença marcante, brilhante e purpurinada de Valéria Valenssa – a Globeleza – que brilhou com as vinhetas do Carnaval da Globo de 1990, até 2005. Trabalho do famoso designer Hans Donner, criador das vinhetas.

Os aficionados pela festa de Momo já se dirigem à Marquês de Sapucaí para assistirem as apresentações - aos ensaios técnicos, que são gratuitas - das escolas de samba que estarão no Sambódromo para o maior Espetáculo da Terra. Para tanto, os horários do metrô foram alterados – funcionará até à meia noite - para atender a esse público no momento de se retornar às suas casas.

  Em Belo Horizonte, onde o Carnaval vem ganhando força a cada ano, com os Blocos de Rua, fizeram ontem, um “esquenta”, para testarem o novo sistema de som que será usado nesse ano. Em Recife, há aulas gratuitas para turistas que desejarem aprender a dançar o Frevo; dança tradicional daquele estado e, que exige muito fôlego, elasticidade, enfim, um preparo físico muito bom para executar aqueles movimentos próprios da dança, que envolve os pernambucanos e dão às ruas, um belo colorido com suas sombrinhas; objetos indispensáveis na prática da dança.

Enquanto isso, tudo continua como antes no quartel de Abrantes. Aqui no município, nem se fala dos quatro dias de folia.  Em Barão, o carnaval inexiste. O montealtense reserva suas energias para o Micareme – sua grande festa - em Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho, tudo em silêncio.

Quando tiver faltando três dias, eles contratam as Bandas e fazem um Carnaval para meia dúzia de pessoas, a exemplo da festa do cachoeirense. Não sei a quem atribuir essa lentidão; se à secretaria de Cultura, aos vereadores ou ao prefeito. A verdade é que a inércia tomou conta da atual administração e, as coisas não caminham por aqui.

Fernando Mauro Ribeiro


QUER APRENDER A SAMBAR COM A EX GLOBELEZA?

  Por onde anda Valéria Valenssa? A ex-Globeleza dá aula em academia. Já imaginou, ter aulas de samba com ninguém menos que Valeria Valenssa? Sim, é possível! A ex-Globeleza, que brilhou como musa das vinhetas do carnaval da Globo, está dando aulas em uma academia na Barra da Tijuca para quem deseja chegar ao carnaval levando nota 10 no quesito.

  Aos 52 anos, ela comanda até o carnaval um Workshop de samba na Body Tech, instalada no Cittá Office Mall. Os valores das aulas são de 200 R$ (para alunos que já estejam matriculados na academia) e R$ 450,00 (para pessoas de fora).

 Valéria ocupou o posto de Globeleza, símbolo do carnaval da Globo, desde a criação do personagem, em 1990 até 2005. Separada desde 2019 de Hans Donner, - talentoso designer - o criador das vinhetas, aberturas de novelas e do logotipo da Rede Globo, Valeria tem dois filhos com ele, José Gabriel, de 19 anos, e João Henrique, de 18.

  Após deixar o posto de Globeleza, Valéria teve depressão. “Eu não estava preparada. Deus me curou da depressão, da psicose e me mostrou que eu tinha tudo e não tinha motivos para ter aquela doença”, disse ela, que hoje, é convertida à Igreja evangélica e dá palestras sobre superação

Leonardo Ferreira – lferreira@extra.inf.br

 


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page