top of page

15 - NOSSAS ESTRADAS CONTINUAM UMA VERGONHA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 15 de fev. de 2025
  • 4 min de leitura

Fazem mais de três anos da carreata, num protesto pacífico em favor de melhorias de nossa estrada e a impressão que se tem, é que, em algum lugar, tudo está como antes.          

       Falar das más condições das estradas é chover no molhado. Aliás, é chover na lama, literalmente. Chover no barro que se acumula ao longo do percurso, impedindo o trabalhador de chegar ao seu trabalho. Colocando em risco a vida de enfermos que necessitam de atendimento em Muriaé e os veículos não conseguem chegar ao seu destino. E ainda há políticos que tentam negar o óbvio.

    Em 22 de janeiro de 2022, registramos um momento histórico em nosso município, com uma carreata saindo de Muriaé e percorrendo o município de Barão do Monte Alto, reivindicando o asfaltamento ou algum tipo de melhoria na estrada Muriaé-Cachoeira Alegre; criou-se um grupo no whatsapp denominado Protesto Pacífico, - do qual faço parte – e desde então, as cobranças têm sido constantes, a luta tem sido ferrenha. O grupo já se manifestou com faixas e cartazes na Prefeitura de Muriaé, com relativo sucesso.

         É inegável que o grupo fez progresso com as cobranças em relação à Prefeitura Municipal de Muriaé. Foi feita uma licitação, o atual prefeito prometeu efetuar a obra em seu território, ou seja, até a divisa com Patrocínio do Muriaé. Parte dessa promessa foi cumprida. Haja vista o trecho concluído, que compreende o final da Rua Pedro Mazzine, no bairro Santo Antônio, em Muriaé, passando pela Comunidade da Gameleira, até a Vila Marciana. Obra que facilitou bastante o ir e vir dos usuários da referida via e que trouxe muita alegria à população. O Grupo “Protesto Pacífico”, agradece o empenho da Prefeitura Municipal de Muriaé, na pessoa do prefeito Marcos Guarino e do vereador Evandro que tornaram possível a realização dessa obra.

   Não se trata de uma obra executada à “toque de caixa”, mas projetada com o devido cuidado pelos profissionais da engenharia, onde observamos as calhas nas laterais para recolher as águas da chuva, galeria de águas pluviais, colocação de guarde-rei nos locais que se faziam necessários, colocação de placas de sinalização e, entregue à população pela empresa vencedora da licitação comprovadamente em melhores condições de se trafegar.

         O grupo criado no whatsapp denominado “Protesto Pacífico”, tornou-se uma Associação que se faz representar através de uma diretoria que continua buscando melhorias para as nossas estradas e, uma das prováveis reivindicações, creio, que seja a conclusão dessa obra até a ponte da Barra Alegre, divisa com Patrocínio, nas proximidades da APA Ninho das Garças, (Associação de Proteção Ambiental).

         Esse informativo vem sistematicamente denunciando as más condições das estradas com o objetivo de que o prefeito de Patrocínio realize um estudo que viabilize a realização das obras em seu trecho da estrada que a torne em melhores condições de se trafegar.

  Infelizmente, convivemos com o descaso da Prefeitura de Patrocínio que é totalmente omissa. Há quem diga que o ex-prefeito Paulo Aziz teve a estupidez de dizer que não fará obra nessa estrada, pois ele não a utiliza. Não é contudo, uma afirmação, não tenho provas, mas comenta-se isso. Esse e outros absurdos vem acontecendo enquanto o povo fica à mercê da meteorologia: se chover, não saia de casa, não fique doente, não vá a escola, não vá trabalhar! 

    Não pense você, leitor, que a Prefeitura de Barão do Monte Alto está isenta de culpa. Também ela tem suas responsabilidades. Embora digam que o trecho a ela pertencente está em melhor estado de conservação, não justifica, a demora em concluir as obras prometidas no mandato do ex-prefeito Fabinho. Aqui mesmo publicamos uma carta assinada pelo prefeito, destinada à população, agradecendo as verbas encaminhadas ao município para a execução dessas obras. Estive com o prefeito Fabinho Guimarães, na ocasião, em que fiz alguns questionamentos, e ele afirmou categoricamente que as obras seriam concluídas em seu mandato. 

        É notório o estado lastimável em que se encontra nosso trecho pertencente ao município de Barão. A obra de pavimentação foi paralisada em agosto de 2024, período da Campanha Eleitoral e pode-se perceber que parte da obra está sendo comprometida com a ação das chuvas desse início de ano.


Um leitor do Novo Tempo escreveu a esse jornal, dizendo que nas redes sociais há uma informação da Prefeitura Municipal de Barão do Monte Alto que, a estrada Silveira Carvalho até à sede - Barão do Monte Alto- será interditada para retomar as obras de pavimentação. O leitor me fez a seguinte pergunta; "Isso é verdade, você tem essa informação? Respondo aqui ao estimado e fiel leitor: "Não sei. Mas vou averiguar com os vereadores se eles têm conhecimento disso".

Bom, a verdade é que já perguntei a dois vereadores e eles desconhecem. Onde está a verba que veio para o município e as obras estão inacabadas? Será que veio outra verba? E se veio, o ideal não seria concluir esse trecho até a Guarita, já que trata-se de uma estrada de muito mais movimento? São perguntas que talvez, o seu vereador, o vice-prefeito ou o próprio prefeito poderia responder. Quem tiver respostas para essas indagações, favor comunicar-se com esse informativo para esclarecer ao leitor e, por que não aos nossos eleitores?

Não, pense que estou aqui a atirar pedras nesse ou naquele. Entendo que para as obras públicas há de fato os trâmites necessários, como licitações, por exemplo e talvez esteja aí a morosidade em conduzi-las e concluí-las no período previsto.

         Acreditamos piamente na capacidade da atual administração em conduzir o destino de nosso município nesse seu primeiro mandato e torço para que a retomada dessas obras, façam parte do seu programa de governo e que sejam concluídas o quanto antes, pois trará benefícios a todos os usuários desta importante via.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page