15 – MISSA DA QUARESMA DE SÃO MIGUEL NA MATRIZ, EM CACHOEIRA ALEGRE
Fernando Mauro Ribeiro
15 de ago. de 2024
4 min de leitura
Atualizado: 16 de ago. de 2024
Hoje o cachoeirense despertou mais cedo. O dia não havia ainda amanhecido e as luzes da cruz, no cume da torre de nossa Igreja-matriz São Sebastião já se encontravam acesas. Um facho de luz que a todos seduz, como um convite, a atrair-nos, à Casa do Pai.
Lembrai-vos Senhor, da vossa aliança, e nunca esqueçais a vida dos vossos pobres. Levantai-vos, Senhor e julgai vossa causa e não fecheis os ouvidos ao clamor dos que vos procuram”. Com esta citação, Padre Márcio deu início à celebração da Santa Missa, às 6 horas da manhã, na Matriz, em Cachoeira Alegre.
O friozinho matinal não impediu que os fiéis comparecessem, já que um número razoável de pessoas, tomaram parte na celebração que abre a Quaresma de São Miguel Arcanjo. Esse período se inicia em 15 de agosto com a Festa da Assunção de Nossa Senhora e termina no dia 28 de setembro, véspera da Festa em honra aos Santos Miguel Arcanjo, Gabriel e Rafael.
E m sua homilia o celebrante disse que é um tempo especial de oração e penitência e aquele que se propuser a fazê-la, que não seja de qualquer maneira. Recomenda-se uma imagem - esculpida ou em estampa – de São Miguel, que se acenda uma vela, que se faça uma confissão, que se estipule um horário para as orações, além de oferecer algum sacrifício como penitência, abstinência para alcançarmos os méritos da conversão. Os passos são: o Sinal da Cruz, um marco do cristão, a Oração de São Miguel, a Ladainha e a Consagração a este mesmo santo, concluindo com uma oração à Nossa Senhora.
Que todos que fizerem a Quaresma de São Miguel, sejam, disciplinados, perseverantes, corajosos, pois é mesmo um desafio e, nos tempos atuais muita coisa acontece e que pode roubar-nos o foco. Seja um convite para almoçar, uma festa de aniversário, um passeio... Que sejam fortes e firmes na fé e que ao final, em 29 de setembro, estou certo de que perceberão uma grande mudança em sua vida.
Nosso pároco disse também da data – 16-08-2024 - em que se completa um ano de trabalho à serviço de Deus, na Paróquia de São Sebastião. Nos avisos finais, Padre Márcio falou da viagem de turismo-religioso que toda a Diocese de Leopoldina fará ao Santuário da Virgem de Aparecida, na cidade de Aparecida – SP. A Rede Aparecida de Televisão, estará transmitindo a Santa Missa, celebrada pelo nosso Bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos, às 9 horas da manhã.
Para lá, seguirão 67 ônibus e 31 Padres que celebrarão gloriosamente a realeza de Cristo. Lembremo-nos que Maria foi a primeira criatura humana a estar nos céus de corpo e alma. Ela nos dá a certeza de nosso destino fiel: viver junto de Deus para sempre. Fomos chamados pelo Batismo, a reinar com Cristo. Maria soube acolher o fervor divino e se pôs inteiramente a disposição de Deus. O Pai a escolheu e ela aceitou a missão, fazendo-se servidora humilde e fiel.
Também nós, como visitantes ou não, à Casa da Mãe Aparecida, representados por nosso Pastor Dom Edson, os sacerdotes e todos os devotos, deveríamos dizer: “Eis aqui cada um de nós, em nome da Comunidade inteira, que deseja vos servir”!
CONHECENDO MAIS SOBRE A QUARESMA DE SÃO MIGUEL
A Quaresma de São Miguel é uma prática da Igreja Católica que se consolidou no século IV a. C, mais precisamente no ano 325, quando ocorreu o Primeiro Concílio de Niceia. Esse Concílio, foi basicamente, um encontro de Bispos para debater questões importantes relativas à fé cristã nos primórdios da Igreja.
POR QUE A QUARESMA TEM 44 DIA?
Exceto os domingos do período (dias em que não havia jejum nem penitência), havia 40 dias exatos. Mas em 1969, o Papa Paulo XVI aprovou um decreto sobre a nova ordem do Ano Litúrgico, estabelecendo que a Quaresma devia seguir até a Ceia do Senhor.
QUAL É A LENDA DA QUARESMA?
Este período lembra os 40 dias que Jesus ficou no deserto sofrendo as tentações, período que passou jejuando e meditando, sendo tentado pelo demônio. Resistiu a tudo, e após esse período, Jesus saiu para a sua missão. Duzentos anos após o nascimento de Jesus, os cristãos se preparavam para a Páscoa com 3 dias de oração e jejum.
QUAL O PROPÓSITO DA QUARESMA?
Este é um princípio do Calendário Litúrgico do cristianismo que serve como antecipação e preparação para a Páscoa. A celebração da Ressurreição de Cristo é a festa mais popular do cristianismo. A Quaresma funciona mais como uma preparação espiritual e menos como uma preparação física ou mental.
QUAL O VERDADEIRO SIGNIFICADO DA QUARESMA?
Além de remeter aos 40 dias que Jesus ficou no deserto sofrendo as tentações e aos 40 anos que o povo de Deus passou no deserto até adentrar a Terra Prometida, também remete ao número 40 na Bíblia Sagrada, que significa tempo de expectativa, preparo e prova.
Comments