top of page

15 – DEZ ANOS DE BISPADO DE DOM EDSON: UMA LINDA FESTA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 15 de jul.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 16 de jul.

No dia 25 de dezembro de 2020, a diocese de Leopoldina recebia seu novo Pastor. O 8º Bispo da Diocese tomava posse nessa data, quando foi acolhido pelo povo de Deus, como lembrara ontem, com belas imagens, Pe. Agnaldo Ferraz, em uma mensagem exibida na Catedral, nos apresentando o “menino” Edson, em sua infância em Itajubá – MG, quando já trazia traços de espiritualidade que o levara a ingressar no Seminário, sua ordenação diaconal, sacerdotal e posteriormente o convite e o seu “sim” para exercer as funções de bispo, em uma linda celebração.

      Atuou como Bispo Auxiliar na Arquidiocese de Belo Horizonte por quase cinco anos, quanto fora então designado para atender o povo de Deus na Diocese de Leopoldina, município sede do Bispado localizado na Zona da Mata Mineira. A cerimônia de posse aconteceu na Catedral de São Sebastião, e em seguida, o bispo presidiu a celebração Eucarística na quadra poliesportiva do Colégio Imaculada Conceição, situada a poucos metros do templo católico.

     Estiveram presentes arcebispos, bispos, padres, diáconos, seminaristas, religiosos e religiosas de diversas regiões episcopais, além de fiéis, amigos e familiares de Dom Edson de diferentes localidades.

     As Comunidades dos 34 municípios de toda a área episcopal aguardavam com ansiedade a sua chegada, desde que Dom Edson foi nomeado pelo Papa Francisco em 30 de outubro de 2019.

     A Diocese estava vacante desde 12 de dezembro de 2018, quando foi publicada a transferência de Dom José Eudes Campos do Nascimento para a Diocese de São João Del Rei, MG.

     O Pe. Volnei Ferreira Noro foi eleito no dia 06 de fevereiro de 2019 como Administrador Diocesano, conduzindo os trabalhos até a posse do novo Bispo.

     Eu havia me programado para estar presente à coletiva que o novo Bispo daria à imprensa no dia 24 de janeiro. Isso não foi possível diante das fortes e constantes chuvas que caíram na região, comprometendo nossas estradas. No início, dificultando nosso ir e vir, mais tarde, nos impedindo mesmo de circular, quando foram cancelados vários horários da linha de ônibus da Empresa Novo Horizonte que é a responsável pelo transporte coletivo em nossa Cachoeira Alegre; até que, suspendeu mesmo todos os horários já que as estradas não ofereciam condições, o que colocaria em risco, a segurança dos passageiros.

     Da Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre, partiria ônibus, vans e muitos carros populares para celebrar com os demais irmãos a festa da posse em Leopoldina. Ficamos ilhados. Não havia passagem pela estrada convencional, também pela estrada até Bom Jesus da Cachoeira, na BR 116, não havia como trafegar, nem mesmo passando por Barão e Patrocínio do Muriaé era viável; conclusão: Canceladas todas as caravanas da Paróquia. Nem mesmo nosso pároco, à época, João Pedro, compareceu à cerimônia.

     É difícil a vida das pessoas que não são servidas por vias asfaltadas, que estão à margem, que não são vistas nem lembradas pelos políticos. Difícil, triste e lamentável, saber que, cinco anos depois, nada mudou.

     Mas, falemos de alegria, de festa, de confraternização, do encontro de irmãos e irmãs que se fizeram presentes para celebrar os DES ANOS DE BISPADO de Dom Edson Ribeiro Oriolo dos Santos, Caravanas de Além Paraíba, Muriaé – Centro, Barra, Porto e Dornelas – Cataguases, Ubá, Visconde do Rio Branco e outras cidades e paróquias que lá estiveram, além do Leopoldinense, claro!

    Um grande número de Padres, - Pe. Geraldo, Edson F. Ribeiro, Adilson Neri (grandão) e outros – a quem cumprimentei, pedi-lhes a bênção, fizeram-me portador de um abraço a todos os cachoeirenses. A Oração e meditação do Terço Mariano, abriu o evento.

      Pouco depois das 19:00 horas, com o Canto de Entrada, a comunidade recebeu com entusiasmo nosso Bispo Diocesano, os presbíteros, diáconos, seminaristas teve início a Missa Solene. Dom Edson, em sua homilia, se dirigiu aos fiéis com a doçura de sempre, com a mansidão e o zelo do pastor que cuida com tanto carinho de suas ovelhas. Falou do desafio que é estar à frente de uma Diocese e de sua alegria ao celebrar DEZ ANOS de bispado, - sendo 5 anos e seis meses em nossa diocese - pediu que os padres distribuíssem fartamente, os ramos de trigo que eles traziam em feixes e concluiu dizendo que, é preciso lançar as sementes. Que todos deveriam levar consigo o desejo de semear em sua paróquia, em sua comunidade, a semente do trigo que tinham em mãos. Sementes que geram amor, alegria, comprometimento e o desejo de fazer crescer o Reino de Deus.

     Numa breve saudação ao nosso pastor, destacou-se o seu incansável trabalho, a extensão de suas ações, o alcance de seus muitos projetos e os frutos já colhidos ao longo desse tempo. Cantou-se o “Parabéns para você” e, depois da Bênção Final, formou-se uma enorme fila para abraçá-lo e foi distribuída uma caixinha com deliciosos docinhos que lembram a doçura daquele que presidiu a celebração, e que, abrindo seus braços acolheu a todos numa noite fria de inverno, mas aquecida de carinho e afeto, num encontro memorável na Catedral de São Sebastião – sede episcopal da Diocese de Leopoldina.

    Aos poucos, as caravanas deixavam a bela e movimentada praça Dr. Ormeo Junqueira Botelho, principalmente, após a sua revitalização - com o coração em festa, para retornar às suas cidades, às suas casas.

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page