15 - DAVI E A ORAÇÃO DO REI
- Fernando Mauro Ribeiro
- 15 de jun. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de jun. de 2024
O Catecismo da Igreja Católica diz que Davi é por excelência o rei “segundo o coração de Deus”, o pastor que ora por seu povo, aquele cuja submissão à vontade de Deus, cujo louvor e arrependimento serão modelo de oração para nós.
Após receber de Deus, as promessas sobre o futuro do seu reino que seria eterno, (através de um descendente – Cristo) o rei Davi faz uma oração riquíssima. Gostaria de convidar você a ler esta oração no segundo livro de Samuel (7. 18-29).
Logo no início Davi se apresenta de forma humilde. Essa é a característica básica de toda oração sincera, (v. 18: quem sou eu?). Também nós, em nossa oração somos convidados a reconhecer humildemente nossa condição de pecadores necessitados do perdão. Davi mostra gratidão ao reconhecer que tudo vem de Deus.
Ele reconhece que Deus o colocou onde está e lhe deu tudo o que tem. “Quem sou eu Senhor Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui”? Em seguida, exalta a Deus: Grandíssimo és, ó Senhor Deus, porque não há um outro Deus além de ti”. (v22).
Exalta também as obras de Deus: Estabeleceste Israel por teu povo para sempre, e tu, ó Senhor, te fizeste o seu Deus. (cf. 23-24). Isso nos lembra que tudo que Deus fez a Israel, faz também a nós, e de maneira ainda mais maravilhosa.
Por isso devemos nos alegrarmos por estarmos incluídos na obra resgatadora de Deus. E Davi nos convida a louvar e exaltar a Deus por tudo o que fez e faz por nós. Davi mostra muita confiança em Deus: “Agora, ó senhor, quanto a essa palavra que dissestes... confirma-a para sempre e faze como falaste”. (v.25).
E fala que a confiança total no Senhor o animou a “fazer esta oração” (v.27).
Finalmente, confessa a sua total dependência de Deus e pede que o senhor abençoe sua casa: “sê servido de abençoar a casa do teu servo” (v 29).
Note que em apenas dois momentos da oração Davi pede algo. Os outros são de exaltação a Deus, externando sentimentos e explicando motivos. Um ótimo padrão para seguirmos: pedir menos e exaltar, louvar mais a Deus.
Francisco Sehnem








Comentários