15 – ANÉIS OLÍMPICOS DIZEM: FALTAM 500 DIAS PARA AS OLIMPÍADAS 2024
- Fernando Mauro Ribeiro
- 15 de mar. de 2023
- 2 min de leitura
Olimpíadas 2024. Faltam 500 dias, dizem os anéis olímpicos à frente da prefeitura de Paris. Desde infraestrutura da capital francesa, passando por pressões orçamentárias, até o que fazer com os atletas russos, Comitê Organizador lida com incertezas e problemas complexos a resolver. Daqui a 500 dias, os Jogos Olímpicos ganharão vida em Paris, quando as delegações descerem o Rio Sena em barcaças numa cerimônia de abertura única.
Haverá muita coisa em jogo no evento – ele envolve o retorno de multidões de espectadores ao maior espetáculo esportivo do mundo, depois da edição de Tóquio, ainda marcada pela pandemia de Covid-19. Entre as principais questões ainda abertas, está a participação da Rússia. A Ucrânia reagiu mal à perspectiva de que seus atletas teriam que competir ao lado dos russos, enquanto seu país está sendo bombardeado, e ameaçou boicotar os jogos.
Trinta países, incluindo os EUA, pediram “esclarecimentos” sobre como os atletas da Rússia poderiam competir em Paris. A cerimônia de abertura também preocupa. Os planos de retirá-la do cenário tradicional de um estádio e realizá-la no Sena é uma dor de cabeça e tem causado preocupação aos serviços de segurança.
A ideia original permite até 600 mil pessoas (espectadores) ao longo da margem do rio, mas fontes afirmam que o número pode ser reduzido. Empresas de segurança privada estão correndo atrás de recrutar pessoal suficiente. Existe a dúvida se o Exército será convocado como foi em Londres – 2012.
O sistema de transporte da capital francesa é outra fonte de dor de cabeça. Ninguém pode garantir que ele estará pronto para transportar milhões de pessoas pela cidade durante os jogos. A operadora da rede de metrô de Paris está muito pressionada.
Há sérias dúvidas sobre a conclusão a tempo da extensão da linha que levará até a Vila dos Atletas. O grande déficit do número de motoristas de ônibus, também causa preocupação. Além disso, os aeroportos da capital francesa tentam retornar à capacidade total após a pandemia de Covid-19. Eles têm 500 dias para se preparar para o grande fluxo típico da Olimpíada.
Fonte: esportesprj@extra.inf.br
Comentários