14 – UM ARRAIÁ CHAMADO BRASIL – VIVA SÃO JOÃO!
- Fernando Mauro Ribeiro
- 14 de jun. de 2023
- 5 min de leitura
Vamos pular a fogueira, dançar quadrilha,
Venha tomar do quentão.
Santo Antonio, São Pedro e São João,
No Arraiá de Cachoeira, tem mais animação!
Sim, os festejos em Cachoeira Alegre, como não poderia deixar de ser, são mais alegres, muito animados, porém, não é um privilégio do cachoeirense, antes, é uma característica do povo brasileira celebrar os santos de junho dessa maneira como conhecemos: as festas juninas. Sabemos que o arraiá se estende por todo o país, mas é inefável a grandeza das festas juninas nos estados do nordeste.
Há uma tradição que passa de pai para filho. A devoção ao “Padim Padre Cícero”, por exemplo é algo também marcante na história de Juazeiro – terra onde nasceu Pe. Cícero Romão Batista – e todo o norte-nordeste. Mas, agora, vamos falar de outro santo que está nos altares de nossas casas, nossas igrejas e nosso coração, e a maneira como é festejado, porque a bênção do Padim Santo Antônio, também, não pode faltar.
Já no começo do mês, observamos o andamento para as grandes festas do mês. Mas, no dia 13, sentimos o cheirinho de cravo e canela pelo ar, o céu estrelado coberto por bandeirinhas de todas as cores, o calor da fogueira que arde bem no meio da praça, conhecidos e amigos vestidos com o que há de mais divertido em seus guarda-roupas e, tudo isso, ao som de muita música junina.
Vamos dar um giro por lá, para saber um pouquinho mais sobre os eventos em algumas capitais e grandes centros. Quem nos conta sobre o Arraiá do bem, de João Pessoa, Paraíba – estive na capital, como também em Campina Grande, e digo: Êta Brasilsão bonito! - é o Pe. Sandro Santos. Não estive com ele, mas colhi tais informações na Revista O Evangelizador.
Padre Sandro, há mais de 20 anos é responsável pela Festa Junina na Comunidade Consolação Misericordiosa. São 800 voluntários que cuidam com carinho de todos os detalhes: da decoração aos petiscos. O Arraiá da Consolação, chega a receber cinco mil pessoas por noite e toda a renda da festa é destinada a instituições como a Associação Beneficente São José, que oferece cursos profissionalizantes no bairro Mangabeira, e ao Abrigo de Idosos ASPAN, explica o sacerdote.
Além de todo o bem promovido pela equipe do Arraiá, a gente não pode deixar de registrar a importância de resgatar e fortalecer a cultura popular brasileira. Forró pé-de-serra, quadrilha, a tradição de acender a fogueira e o melhor das festas: os comes e bebes típicos da época. A pamonha e a canjica conhecida no Nordeste como munguzá, são as mais vendidas do Arraiá, e sem dúvidas, figurinhas carimbadas em todo o Brasil.
O casamento matuto – cá pras nossas bandas, chamamos de casamento do jeca – com as bênçãos do Padim Santo Antônio, é um momento especial que não pode faltar. Sem a dedicação dos voluntários seria impossível mergulhar na cultura nordestina e proporcionar esse relacionamento que toca e modifica quem serve e quem é servido durante as celebrações juninas, reforça o padre.
MAIS UM FESTEJO PARA SANTO ANTÔNIO
Palmas, está situada na região Norte do Brasil. Estive a passeio nesta belíssima capital do estado de Tocantins, em visita ao Jalapão, onde percorri mais de 1000 Km de natureza intacta, passando por vários atrativos como: Lagos exuberantes, Rios encantadores, Cachoeiras incríveis, Dunas impressionantes, Cânions, lindas Montanhas, e Fervedouros com águas cristalinas incomparáveis; conhecendo seus cerrados, almoçando em restaurantes de Comunidades quilombolas, viajando em veículos 4 por 4, me hospedando em várias pousadas e hotéis. Depois, descortinamos a capital com suas praias de água doce, seus monumentos, a Catedral e tantos outros pontos turísticos.
Mas, nesse artigo, quero falar de Palmas (TO) que além das lindas festas juninas de São João e São Pedro, celebra também o festejo de Santo Antonio que é muito popular na cidade. a festa é realizada pela Paróquia Santo Antônio de Pádua do Jardim Aureny III.
Em setembro passado (2022), o guia que nos acompanhou nos passeios pela capital, falou, dentre outras coisas, dos eventos juninos. Mas destacamos aqui, a Festa de Santo, com o auxílio de uma mineira que foi criada em São Pedro dos Ferros, MG, que frequentava a Paróquia de São Pedro e se tornou devota do Santo. Ao se mudar para Palmas, e pertencer à Paróquia de Santo Antonio, abraçou também a devoção por ele.
Vivendo em Palmas, já há alguns anos, Elisângela e o esposo Wellington, são voluntários do Festejo. “Durante 13 dias de festa, os fiéis se reúnem na Igreja para a Missa, a Adoração ao Santíssimo e a Trezena. Ao final das orações, todos podem aproveitar as comidas típicas da região – como Maria Isabel (arroz com carne de sol) e o delicioso caldo de Santo Antonio, que é abençoado todos os dias, durante a Missa – nas barraquinhas instaladas no Pátio da Paróquia. No dia 13 de junho, é servido o delicioso bolo do Santo, conhecido por ter imagens no recheio e ajudar as mulheres solteiras a arrumar um bom marido.
Pois bem, destacamos os festejos de Santo Antônio em duas capitais: João Pessoa na Paraíba e Palmas no Tocantins. Mas o São João de Campina Grande, PB., – terra de Elba Ramalho – recebeu o título de maior festa junina do Brasil, concedido pelo Instituto RankBrasil em julho de 2022. Para o instituto, os números da festa são impressionantes, o que a consolidou como a maior do país.
Porém, as Festas de São João no Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba, disputam o título de maior festa junina do planeta.
Entre os maiores festejos juninos celebrados no Brasil, estão o São João de Caruaru, o São João de Campina Grande, o São João na Paraíba, o São João de Aracaju, o Bumba meu Boi de São Luiz e o Encontro Nacional de Folguedos em Teresina.
EU PEDI NUMA ORAÇÃO AO QUERIDO SÃO JOÃO...
Como já vimos, tão popular quanto o Carnaval, as Festas Juninas celebram Santo Antoni, João e Pedro, e acontecem de Norte a Sul do Brasil, cada região celebra com suas tradições, comidas e costumes, mas uma coisa é sempre comum a todas: a devoção presente nos detalhes. Veja mais sobre os Santos:
MAIS SOBRE OS SANTOS JUNINOS
SANTO ANTONIO:
Nascimento: 15 de agosto de 1191
Local: Lisboa, Portugal
Falecimento: 13 de junho de 1231 em Pádua, na Itália
Padroeiro: de Portugal, de Lisboa, de Pádua, dos Pobres, das Mulheres Grávidas, dos Casais
SÃO PEDRO:
Nascimento: 1 a C.
Local: Betsaida, na Galileia
Falecimento: cerca de 67 d.C, em Roma, na Itália
Festa Religiosa: 29 de junho
Padroeiro: dos Papas e dos Pescadores
SÃO JOÃO:
Nascimento: 2 a C
Local: Judeia
Falecimento: d.C, na Judeia
Festa Litúrgica: 24 de junho
Padroeiro: das Amizades, dos Injustiçados, dos Enfermos e dos Casados.
Fernando Mauro Ribeiro
コメント