top of page

14: SOLENIDADE DA SANTÍSSIMA TRINDADE

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 14 de jun. de 2022
  • 4 min de leitura

Celebramos nesse domingo, 12 de junho a Solenidade da Santíssima Trindade que é uma Comunidade eterna amor. São três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo, mas um só Deus. Aprendi isso no catecismo, quando me preparava para a Primeira Eucaristia. Confesso que compreender esse mistério não foi tarefa fácil para aquele menino de sete anos.

Hoje, entendo que contemplar a Deus que é amor infinito, que é família, que é comunidade e que ainda nos deu a vida, é fazer comunhão com tão grande mistério de amor. Essa verdade nos foi revelada por Cristo Nossa meta de vida só pode ser viver em plena comunhão com a Santíssima Trindade. Peço constantemente que o Espírito Santo seja meu hóspede, que direcione os meus passos, que me inspire em todas as decisões e que caminhe comigo.

O Espírito Santo, recebemos no dia de nosso batismo. Às vezes, o deixamos quase que adormecido, mas Ele não se vai de nós. É, como toda relação, uma amizade que deve ser cultivada. Fale com Ele, converse de seus problemas, dos seus afazeres daquele dia, seus planos, seus projetos em andamento, seus sonhos... inicie o seu dia dizendo Bom dia Espírito Santo! Olá meu parceiro de caminhada!

Obrigado pela noite que me destes e pelo dia que se inicia. Obrigado porque me acordastes e me colocastes de pé, para mais um dia! Bom dia Deus Pai do Céu, nosso Criador! Bom dia Deus Filho, nosso redentor! Bom dia, Espírito Santo, meu Advogado, meu Defensor! Bom dia meu Amor! Sim, “meu amor” porque os Três são Um!

Para amar mais, é bom que conheçamos mais e só conhecemos alguns aspectos desse mistério – dessa presença - trinitária porque nos foram revelados por Deus. Vamos dar alguns passos, através de artigo, para mais conhecermos e entendermos que, a Trindade deseja fazer morada em cada um de nós. Fomos batizados “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Nossa fé tem como fundamento a Santíssima Trindade – mistério central do cristianismo.

Quanto mais uma verdade está próxima desse núcleo central da fé cristã, mais importante ela é. Cada pessoa tem a sua intimidade; cada pessoa é um mistério. Quando pensamos que já conhecemos alguém que convive conosco há muito tempo, tal pessoa surge com uma palavra, um gesto ou uma atitude que nos surpreende. Pensamos então: eu achava que já a conhecia totalmente.! Se falamos isso de pessoas humanas, limitadas, o que dizer das pessoas da Santíssima Trindade?

Só conhecemos alguns aspectos desse mistério trinitário porque nos foram revelados por Deus. A inteligência humana não é capaz de penetrar nesse mistério da fé.

Sabemos que Deus é Trindade a partir da encarnação de Jesus que “estava junto de Deus... que existia, no princípio, junto de Deus” (João 1-11). A encarnação de Jesus, aconteceu na Virgem Maria, por vontade do Pai e por obra do Espírito Santo. Na anunciação, Maria teve o privilégio de ser a primeira criatura humana a conhecer que Deus é Trindade.

Jesus, além de ter se apresentado (Eu sou a luz do mundo... O Bom Pastor... a Porta... O Caminho, a Verdade e a Vida...), apresentou o Pai, acenando para a sua misericórdia e para a possibilidade de termos intimidade com Ele. Como seu Pai é também nosso Pai, podemos apresentar-lhe nossos pedidos com confiança: “Pai nosso que estás nos céus...” Como filho, ele se sentia amado pelo Pai, tanto que sua maior alegria era fazer a Sua vontade.

Ao apresentar o Espírito Santo, Jesus não falou como Ele é: sempre que falou dele, explicou sua ação no mundo e nos corações, como enviado do Pai e do Filho. Antes de sua Páscoa, Jesus anunciou envio do Espírito Santo. Em ação desde a criação do mundo (O Espírito de Deus pairava sobre as águas...) Gênesis 1-12. Depois de ter outrora falado pelos profetas, o Espírito de deus estará junto aos discípulos, a fim de ensiná-los e conduzi-los à verdade plena. A certeza de que nossa fé tem como fundamento a Santíssima Trindade levou o apóstolo Paulo a desejar aos cristãos de Corinto: “A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo esteja convosco” (2 Cor. 13-13).

A Trindade é uma: não professamos a nossa fé em três deuses, mas em um só Deus em três pessoas, distintas entre si. Vamos ao Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Temos possibilidade de seguir a Cristo porque o Pai nos atrai e o Espírito santo nos impulsiona.

O fim último de todos os atos religiosos é introduzir-nos na intimidade da Santíssima Trindade. Nossa vocação fundamental é a de viver, um dia, com ela, num ato de adoração eterna. Mas, segundo Jesus, desde já, a Trindade quer fazer de nós sua morada: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e meu Pai o amará e viremos a ele, e faremos nele nossa morada”. (João 14-23).

Diante do mistério da Santíssima Trindade, só nos resta rezar com o coração cheio de júbilo: “Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo! Como era no princípio, agora e sempre, agora e sempre. Amém”! Ou, então, fazer nossa oração da Igreja por ocasião da solenidade da Santíssima Trindade: “Ó Deus, nosso Pai, enviando ao mundo, a Palavra da verdade e o Espírito Santificador, revelastes o vosso inefável mistério.

Fazei que, professando a verdadeira fé, reconheçamos a glória da trindade e adoremos a Unidade Onipotente. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo”

Dom Murilo Krieger SCJ – Arcebispo de São salvador da Bahia – Primaz do Brasil

 
 
 

Comentarios


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page