top of page

14: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – SÍMBOLO DA VITÓRIA DE JESUS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 14 de set. de 2022
  • 2 min de leitura

A morte de Nosso Senhor sobre a cruz é o ponto culminante da redenção da humanidade. A glorificação de Cristo e a nossa salvação passam pelo suplício da cruz. O próprio Jesus disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz, e siga-me”. (João 12,24b).

A Santa Cruz é fonte de santidade e símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio, por isso deve ser exaltada. É também na cruz que encontramos o maior sinal do amor de Deus por nós. Ele foi até as últimas consequências para nos resgatar.

A cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação. A Festa da Exaltação da Santa Cruz que celebramos no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor.

Para nós, cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé. Fazendo o sinal da cruz na nossa fronte, nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade; Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós.

“E quando eu for levantado da terra, atrairei os homens a mim”. João 12,32


Ó SANTA CRUZ BENDITA

Pelo sinal da Santa Cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos. Senhor por Tuas Chagas fomos curados! Por Tua cruz fomos libertados!

Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1 Pedro 2,24).

Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados.

Se a cruz pesar seja nosso Cirineu;

Se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar;

Que a Tua cruz seja a minha salvação.


Ó Santa Cruz Bendita, onde a humanidade foi redimida e o Filho do Homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.

Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo sangue Redentor tornou-se sinal de salvação. Na Tua Cruz eu coloco a minha cruz.

Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;

Dai-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.

Louvor a Vós, ó Trindade, fonte de perdão aos que na cruz foram salvos, dá a celeste mansão.

Jesus dá-nos a graça de viver os frutos da Tua Redenção. Amém!


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page