14: EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ – HÁ 57 ANOS ESSA CRUZ É NOSSA GUARDIÃ
Fernando Mauro Ribeiro
14 de set. de 2024
3 min de leitura
Em exceção da Sexta Feira Santa em que é um hábito do cachoeirense fazer uma visita ao Cruzeiro, posso afirmar que no dia 14 de setembro de 2019 foi a última vez que os fiéis subiram ao Morro do Ipiranga para visitar a Santa Cruz, nessa data. Veja a nota publicada naquela ocasião em nossas páginas:
Símbolo da salvação, do sacrifício, da santidade, da vitória de Jesus sobre o pecado no mundo, há 57 anos essa cruz que tem os braços abertos voltados para a “Porteira do Alto” – principal via de acesso à nossa terra – fora fixada no cume do Morro do Ipiranga, em um período de Missões com o Padre Missionário Alfredo Rueda e desde então é a guardiã de nossa Cachoeira Alegre, porque é na Cruz que Cristo morreu para nos salvar e é na Cruz que devemos buscar a Misericórdia do Pai, contemplar as graças alcançadas e agradecer o dom da vida.
UM GRUPO DE FIÉIS VISITOU O CRUZEIRO
Um pequeno grupo de 19 pessoas subiu ao Morro do Ipiranga no dia 14 de setembro de 2019, para rezar no Santo Cruzeiro. Às 16:00 horas, os fogos anunciavam que um grupo de pessoas, partiria do Pátio da Matriz, rumo ao cume do Morro do Ipiranga, para fazer suas orações ao pé da Cruz, o glorioso Cruzeiro.
Meditando sobre os passos de jesus a caminho do Calvário, cantando e rezando, os fiéis meditaram sobre as estações da Via Sacra. Atingindo o alto do Monte, rezou-se o Terço da Misericórdia, leu-se e comentou-se sobre o Evangelho do dia.
SÍMBOLO DA VITÓRIA DE JESUS
A morte de Nosso Senhor sobre a cruz é o ponto culminante da redenção da humanidade. A glorificação de Cristo e a nossa salvação passam pelo suplício da cruz. O próprio Jesus disse: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a cada dia a sua cruz, e siga-me”. (João 12,24b).
A Santa Cruz é fonte de santidade e símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio, por isso deve ser exaltada.
É também na cruz que encontramos o maior sinal do amor de Deus por nós. Ele foi até as últimas consequências para nos resgatar.
A cruz recorda o Cristo crucificado, o seu sacrifício, o seu martírio que nos trouxe a salvação.
A Festa da Exaltação da Santa Cruz que celebramos no dia 14 de setembro, é a Festa da Exaltação do Cristo vencedor.
Para nós, cristãos, a cruz é o maior símbolo de nossa fé. Fazendo o sinal da cruz na nossa fronte, nós louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade; Pai, Filho e Espírito Santo, agradecendo o tão grande bem e amor que, pela Cruz, o Senhor continua a derramar sobre nós.
“E quando eu for levantado da terra, atrairei os homens a mim”. João 12,32
Ó SANTA CRUZ BENDITA
Pelo sinal da Santa Cruz; livrai-nos Deus Nosso Senhor; dos nossos inimigos. Senhor por Tuas Chagas fomos curados! Por Tua cruz fomos libertados!
Jesus que em seu próprio corpo levou nossos pecados ao madeiro a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por Tuas chagas fomos curados. (1 Pedro 2,24).
Ó Jesus, em cujos ombros foram abertas feridas por causa do peso da cruz, feridas causadas pelo madeiro e pelos nossos pecados.
Se a cruz pesar seja nosso Cireneu;
Se a cruz pesar e eu cair, ajuda-me a levantar;
Que a Tua cruz seja a minha salvação.
Ó Santa Cruz Bendita, onde a humanidade foi redimida e o Filho do Homem teve suas mãos transpassadas e o seu peito aberto de onde jorrou água e sangue.
Santa Cruz, instrumento de morte e de castigo, mas que pelo sangue Redentor tornou-se sinal de salvação. Na Tua Cruz eu coloco a minha cruz.
Salve, ó Cruz, doce esperança, concede aos réus remissão;
Dai-nos o fruto da graça, que floresceu na Paixão.
Louvor a Vós, ó Trindade, fonte de perdão aos que na cruz foram salvos, dá a celeste mansão.
Jesus dá-nos a graça de viver os frutos da Tua Redenção. Amém!
Comments