17 – SEGUEM AS OBRAS, NA ESTRADA MURIAÉ X CACHOEIRA ALEGRE
Fernando Mauro Ribeiro
17 de mar. de 2024
4 min de leitura
Queria iniciar essa matéria com uma antiga frase. Aquela máxima de que: “a união faz a força”. Mesmo com as brincadeiras, forçando uma dualidade, buscando um duplo sentido quando dizem que “A União faz açúcar”, gosto dessa frase, porque ela a cada dia se fortalece se consolida quando percebo as pessoas se unirem em busca de um objetivo.
O Projeto Pavimentação de Estradas Vicinais em Muriaé, vem se desenvolvendo na atual gestão municipal e o nosso distrito de Cachoeira Alegre – todo o município de Barão do Monte Alto – se beneficiará com as obras em andamento. Mas, não pense o estimado leitor que esse presente caiu do céu, não pense que num belo dia o prefeito de Muriaé teve um insight e disse: vou pavimentar a estrada de Muriaé a Cachoeira Alegre, dentro dos limites do município, evidentemente.
É claro que não foi bem assim. Na realidade, as coisas no campo do poder público, não acontecem de uma súbita compreensão de algo ou determinada situação de um líder político, de nossos representantes. Pode arte ocorrer, em algum momento, mas é muito raro. Normalmente, as conquistas só acontecem, depois de muita reivindicação, manifestação, encontro do povo com prefeitos e vereadores, exaustivas reuniões para se chegar a um objetivo.
Esse foi o caminho percorrido pelos membros desse grupo que teve início no wathsapp, quando com total liberdade – conscientes também de suas responsabilidades – as pessoas manifestavam suas opiniões, seu desejo, suas dificuldades, suas necessidades em relação ao descaso, ao péssimo estado de conservação de nossa estrada. Essa voz ecoou nos três municípios: Muriaé, Barão do Monte Alto e Patrocínio do Muriaé e seus respectivos prefeitos tiveram que nos dar uma resposta.
Nossos anseios foram ouvidos, primeiro pelo município de Muriaé, depois Barão e por último Patrocínio – circulam comentários de que o atual prefeito Paulo Aziz, disse que nada faria por essa estrada, já que ele não trafega por ela – Verdade ou mentira, o que se sabe é que esse é o pior trecho da estrada que compreende o percurso Muriaé a Cachoeira Alegre. Mas, analisemos nessa matéria, as obras em franca expansão correspondente ao município de Muriaé até a divisa com Patrocínio, mais precisamente, na ponte da Barra Alegre.
Não vou me estender muito sobre o trabalho do Grupo intitulado Protesto Pacífico que, posteriormente, se tornou uma Associação e como tal, ganhou força e nos representa junto ao poder público. Sabe o caro leitor que, não raras vezes, o jornal publicou aqui em suas páginas eletrônicas o incansável trabalho, viagens a Muriaé, encontros com prefeito e vereadores, manifestações com faixas e cartazes em frente ao Centro Administrativo Tancredo Neves, para solicitar do senhor José Brás, então prefeito, uma resposta satisfatória em relação a tão necessária benfeitoria de nossa estrada.
VALEU A PENA?
Essa é, talvez, uma pergunta que muitas vezes fazemos. Já dizia o grande Fernando Pessoa, em seu poema Mar Português: “Tudo vale a pena se a alma não é pequena”. E não preciso argumentar muito, pois os fatos falam por si, e para aqueles que distantes da terrinha, passam um tempo maior sem circular por essas paragens; as fotos atestam o que ora dizemos e escrevemos.
Depois de concluído um longo trecho de pavimentação com blocos de concreto – os bloquetes – outro trecho foi efetuado com concretamento até a Comunidade da Gameleira, próximo à Capela São Pedro. No momento, há máquinas trabalhando a partir da venda do Gilmar (Gameleira) no sentido Cachoeira Alegre. Ao que parece, - pois não obtive ainda informações seguras por parte da Prefeitura de Muriaé – essa é mais uma etapa que será estendida até a Vila Marciana.
Assim, sabemos que há ainda um bom trecho para se chegar à ponte da Barra Alegre, limite dos dois distritos como já disse anteriormente. Necessário se faz que essa extensão seja também contemplada com obras ainda esse ano. Haja vista que se trata de ano eleitoral e se as obras não forem concluídas nesse mandato, muito provavelmente, nós, usuários dessa estrada, teremos que esperar por mais algum tempo – mais quatro anos, quem sabe – quando, de outra eleição municipal para a sua conclusão.
O vereador Evandro Cheiroso, como representante da Casa Legislativa de Muriaé, disse em entrevista à Rádio Muriaé, que o trecho faltante será ainda licitado e, que antes mesmo de se concluir essa terceira etapa, já se saberá qual a empresa vencedora na licitação para dar logo sequência às obras e, que toda a extensão que pertence ao município de Muriaé será efetuada ainda esse ano. Sigamos acompanhando, fiscalizando, reivindicando, cobrando, sempre alerta, na esperança de que aconteça de fato.
RAIO X DA OBRA
Valor total da Obra: R$ 514,397,33
Comunidade: Gameleira
Município: Município de Muriaé – MG.
Objetivo: Pavimentação de estradas vicinais em Muriaé. MG.
Trecho: Da estaca (75+0,00 a 92+10,00) da Estrada de ligação da rua Pedro Mazzini com a Comunidade da Gameleira
Agentes participantes: Ministério da Agricultura e Pecuária, Caixa Econômica Federal, Prefeitura Municipal de Muriaé e R & C Construções e Empreendimentos
Comments