top of page

13 - ESCOLA DE TEATRO MAIS ANTIGA DA AMÉRICA LATINA AMEAÇA CAIR

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 13 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Rachaduras, infiltrações e infestação de cupins ameaçam o casarão histórico onde funciona parte da Escola de Teatro Martins Penna, a mais antiga da América Latina. Com aulas paralisadas devido a interdição do prédio tombado no centro do Rio, os alunos chamam a atenção do governo do Estado e da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec, à qual a instituição é ligada) e cobram soluções.

O Casarão onde acontece a maior parte das aulas, tem uma rachadura de ponta a ponta em uma das paredes. Um dos teatros (o Luiz Peixoto) está desativado há dois semestres, devido a uma infestação de cupins e à deterioração do palco. No começo deste ano, as aulas tiveram que ser paralisadas devido aos riscos. A escola pode cair, e não tem espaço para funcionar – alerta o ator e roteirista, ex-aluno da Martins Penna e que se juntou ao movimento A Casa Vai Cair.

Segundo ele, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tombou o casarão em 1930, ainda não se manifestou. Já a Defesa Civil interditou o prédio no último dia 7 de março, após dois fechamentos parciais, em 10 de fevereiro e 10 de novembro de 2022.

Nenhuma melhoria foi constatada na última vistoria realizada. Diante disso, o local (edificação de três pavimentos) foi inteiramente interditado em função de estar em péssimo estado de conservação e com rachaduras de diversos padrões.

No Auto de Interdição 0103/2023, a Defesa Civil, destacou a extrema urgência de obras de recuperação e conservação do imóvel, tendo encaminhado as providências ao Iphan e à Faetec, disse a Defesa Civil. Os alunos da Escola fizeram uma manifestação e se encontraram com representantes da Faetec que visitaram o prédio. De acordo com a Fundação, foi determinada a abertura de um “processo de contratação de prospecção”, exigido pelo Iphan, para obras no prédio.


OBSERVAÇÃO:

Um governador que sucateou a cidade do Rio de Janeiro, cuja soma da pena a ser cumprida é de 425, está em liberdade. Em contrapartida, Escolas estão caindo, teatros em ruínas, antigos casarões no centro do Rio estão fechados por não haver procura imobiliária em função de uma cidade sucateada também financeiramente, segurança, saúde e educação precárias. ESSE É NOSSO PAÍS.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page