14- BOLSONARO FICA CALADO E CHORA EM EVENTO COM MILITARES
Fernando Mauro Ribeiro
13 de dez. de 2022
2 min de leitura
Atualizado: 20 de dez. de 2022
O presidente Jair Bolsonaro chorou durante um evento militar realizado no último dia 06, em Brasília. Ele participou de uma cerimônia de cumprimento a oficiais das Forças Armadas que foram promovidos. Bolsonaro não discursou durante a cerimônia. O chefe do Executivo apareceu visivelmente emocionado enquanto apertava as mãos dos oficiais no clube Naval de Brasília. Em alguns momentos, chegou a enxugar lágrimas. Essa é a terceira solenidade militar que Bolsonaro comparece em um período de dez dias. Nos dois eventos anteriores, o presidente também optou pelo silêncio.
O presidente está há mais de um mês sem fazer declarações públicas – ele não se manifesta nem mesmo nas redes sociais. Após sua derrota na eleição para Luiz Inácio da Silva (PT), o chefe do Executivo tem passado a maior parte do tempo no Palácio da Alvorada, sua residência oficial. Bolsonaro tem ido esporadicamente ao Palácio do Planalto trabalhar.
PRESSÃO SEM RESULTADO
Pressionado a se posicionar sobre os atos antidemocráticos em frente a quartéis, o presidente tem se recusado a falar sobre o assunto. De acordo com pessoas próximas, Bolsonaro teme frustrar a expectativa dos apoiadores que contestam o resultado das eleições e receia que qualquer declaração piore sua situação com a Justiça.
Apesar de seguir dizendo a aliados que foi prejudicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Bolsonaro não está disposto a liderar um movimento que tente tumultuar a posse de Lula, como pedem os apoiadores. O presidente não comentou também publicamente o relatório das Forças Armadas sobre o sistema eleitoral – que não apontou indícios de fraudes – tampouco se manifesta sobre a ação do PL que sem provas, pediu a invalidação de parte dos votos do segundo turno das eleições.
Bolsonaro também completou um mês, sem fazer sua tradicional live semanal. A redução drástica no ritmo das postagens e a falta de transmissão ao vivo reduziram o fôlego do presidente nas redes sociais.
EM TEMPO:
Governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, deixou claro seu afastamento do presidente Jair Bolsonaro. Ele disse à CNN que nunca foi um “bolsonarista raiz” e avisou que não vai entrar em “guerra ideológica e cultural”.
Comments