top of page

12 - SANTÍSSIMA MÃE DE GUADALUPE: A PADROEIRA DE TODA A AMÉRICA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 12 de dez. de 2024
  • 3 min de leitura

Era um sábado de dezembro, em 1531, o índio cristão, Juan Diego, caminhava rumo à missão franciscana de Tlatetolco para assistir à Missa em honra a Nossa Senhora. Ao passar pela colina de Tapeyac, ouviu uma música linda. Ao procurar de onde vinha, escutou uma voz lhe chamar: - “Juanito, Juan Dieguito”.

        Ele caminhou em busca da voz e encontrou uma senhora linda e serena. Sua única reação foi cair de joelhos e sorrir para ela. Após se anunciar como a virgem Mãe do Deus Verdadeiro, ela pediu a Juan que construísse um templo naquele lugar, para que pudesse derramar Seu amor, compaixão, socorro e proteção a todos que procurassem Seu auxílio.

       Juan foi até a casa do Bispo na época, Frei de Zumárraga, e, ajoelhado, repassou o desejo de Maria para ele. O Frei pediu alguns dias para pensar e avaliar. Desanimado, Juan voltou à colina para explicar a Virgem o que havia acontecido. Após mais uma tentativa, o Frei pediu a Juan uma prova de seu encontro com a Virgem. Juan, no entanto, teve problemas com a saúde de seu tio e faltou ao encontro com a santa. Durante sua ida ao mosteiro de Santiago Tlatetolco para buscar um padre que pudesse abençoar o enfermo, Nossa senhora intercedeu pela cura do tio de Juan. Ela, sem titubear, pediu ao fiel que fosse ao topo da colina, colhesse as folhas e as guardasse em seu manto. Mas, reforçou que o manto só deveria ser aberto para o Bispo.

       Juan seguiu à risca as ordens da virgem e, assim que mostrou as flores para o Bispo elas ainda tinham o orvalho fresco da manhã e no pano do manto eles viram a imagem de Nossa Senhora, exatamente como aparecera para Juan. O Bispo, imediatamente recolheu o manto, o colocou em um oratório e pediu a Juan que o levasse ao local que deveria ser construído o templo.

       Seu nome, Guadalupe, foi dito ao tio de Juan em uma aparição. Pediu para ser chamada de ‘Tequathanoup’, que significa ‘que teve origem no cume da pedreira’. Com a língua espanhola, o nome transformou-se em Guadalupe. A fama do milagre se espalhou rapidamente e multidões apareciam na casa do Bispo para apreciar e rezar no manto.

       O santuário foi construído pelos índios que, para a sua inauguração, enfeitaram um caminho de sei quilômetros com flores, música e dança. Assim que a imagem foi transferida para o Santuário, peregrinações indígenas, começaram a chegar de todos os lugares. E este é um costume que eles mantêm desde os dias de hoje.

Pe. Fernando Maria Alvarez de Miranda


ORAÇÃO A NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

     Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um, com tanto ardor, como se não tivera outro. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus). Perfeita, sempre Virgem Santa Maria, Mãe do verdadeiro Deus, por quem se vive. Tu, que na verdade, es nossa Mãe compassiva, Te buscamos e Te clamamos.  Cura nossas penas, nossas misérias e dores.

      Tu que és nossa doce e amorosa Mãe, acolhe-nos, no aconchego do Teu manto, no carinho dos Teus braços. Que nada nos aflija nem perturbe nosso coração. Mostra-nos e manifesta-nos a Vosso Amado Filho, para que n’Ele e com Ele encontremos nossa salvação e a salvação do mundo. Santíssima Virgem de Guadalupe, faz-nos mensageiros Teus, mensageiros da Palavra e da vontade de Deus.

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

 
 
 

コメント


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page