12 – PROCISSÃO, CARREATAS E MISSAS, MARCARAM A FESTA DE N. S. APARECIDA, EM CACHOEIRA
Fernando Mauro Ribeiro
12 de out. de 2023
3 min de leitura
Cachoeira Alegre despertou, nessa manhã, com a já conhecida queima de fogos para saudar a Bendita Mãe de Cristo, a quem chamamos de Senhora Aparecida, ... Belo é o sim de Maria, que espera o nosso sim para o seu Filho Jesus. Juntos de Maria, somos chamados a conservar a esperança de um povo livre e feliz, como desejava também Ester. Maria é a surpresa de Deus. Batamos à porta da Casa de Nazaré, para que aprendamos a deixar-nos tocar por Deus. E Maria nos pede: “Fazei tudo o que Ele vos disser”! Assim, o cachoeirense iniciou a celebração do dia da festa da paz, cheios de gratidão, à Mãe de Jesus!
e canções de louvores.
ÀS 07:30 Horas, a Carreata do Município que teve início em Barão do Monte Alto, surgiu na Rua Padre Raimundo Nonato, com dezenas de motos e seus motoqueiros, também outros veículos como ônibus, caminhões, tratores e carros de passeio conduzindo centena de fiéis, que ora cantando, ora rezando, passaram pela Rua Mario Ribeiro com destino à Silveira Carvalho.
Na rua Francisco Luiz Bouzada, foi servido um lanche para toda a comitiva, uma iniciativa de Lúcia Martins; dando sequência àquilo que fazia sua mãe, Dona Maria Martins, quando todos paravam de frente à sua casa, para uma prece e se servirem de um lanche.
Às 08:00 Horas – Na quadra Poliesportiva, uma manhã festiva, para homenagear as crianças, com muita recreação, músicas, pula-pula, algodão doce e brincadeiras. (Cortesia do vereador Leozinho)
ÀS 11:00 Horas na Capela Santa Cruz, na Fazenda de mesmo nome, Padre ... celebrou missa solene para um grupo de devotos. O Cura, disse que todos podemos participar da festa da vida. Na festa do reino há lugar para todos. Ali os convidados não são decepcionados, pois Maria está presente e nos recorre em nossas necessidades mais urgentes. A comunidade cristã vive essa festa, quando está unida e solidária, concluiu ele.
Às 12:00 Horas, a tradicional queima de fogos. A queima dos fogos acontece simultaneamente, em quase todas as casas dos lares cachoeirenses. Alguns antecipam, outros prolongam, mas ao meio dia, é o ápice. De forma espetacular, os fogos sobem aos céus e promovem um momento muito bonito e intenso, que nesse ano teve duração de onze minutos, ao passo que alguns carros de som executavam músicas em homenagem a Maria, como por exemplo: “Romaria”; “Nossa Senhora”; “Aparecida do Norte” e outras.
Às 16:00 Horas, a carreata com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida saiu do Parque de Exposição, com bandeiras nas cores azul e branco, verde e amarela; Bandeiras do Brasil, da Congregação Mariana, Bandeira de Cachoeira Alegre, Fogos, canções em honra a Virgem Maria e orações. Depois de percorrer as principais ruas da comunidade encerrou o percurso na Praça Olavo Carlos dos Santos.
Às 17:00 Horas: Os fiéis que se concentraram na Boca da Ponte, saíram em procissão, com o andor de Nossa Senhora Aparecida pela rua Souza Aguiar, rua Padre Messias rumo à Igreja-matriz
Às 18:00 Horas: Uma salva de palmas e queima de fogos saudaram a chegada da Imagem de Nossa Senhora Aparecida. Na Matriz São Sebastião, centenas de fiéis participaram da celebração da Santa Eucaristia com encenação teatral do grupo da Catequese e coroação a Nossa Senhora. Na homilia, padre Márcio falou da importância de se estar atento: “Concede-me a vida e a vida do meu povo” foi o pedido de Ester ao Rei. “Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: que o Rei se encante com sua beleza”! Esse é o belíssimo Salmo 44, entoado pelos fiéis e, o Evangelho falou sobre uma festa de casamento em Caná da Galileia, que faltara vinho para os convidados, e, que Maria intercedeu ao Seu Filho e Ele operou ali, o primeiro milagre”. Maria é a mulher da Palavra: “Fazei o que Ele vos disser...” Disse ela, aos serventes! Maria não aceita que faltem o vinho novo, o amor e a misericórdia, na vida de seus filhos.
Às 20:00 Horas: Como nos anos anteriores, uma iniciativa da Sra. Meire – proprietária da Loja de Materiais de Construção Santa Cecília - no bairro São Tomé, os paroquianos se reuniram diante da Capelinha a Virgem de Aparecida para mais um momento de louvores e confraternização. Foi servido um delicioso lanche, refrigerantes e cortou o bolo que fora também servido a todos que ali se fizeram presentes.
É bacana esse gesto de carinho dos filhos para com a Mãe. Mas a alegria da Mãe é muito maior, se somos seguidores, se caminhamos também com seu Filho. Viva Nossa Senhora Aparecida!
Comentários