A ACN ajudou mais de 14.000 seminaristas em 2020. Ou seja, 1 em cada 8 seminaristas do mundo foram auxiliados pela Fundação Pontifícia no último ano. No Brasil, muitos seminaristas que descobriram sua vocação ao sacerdócio, não teriam como continuar seus estudos sem ajuda.
Não estamos indiferentes às dificuldades acima mencionadas. A Casa Seminário de Leopoldina, nossa Diocese, enfrenta também grandes desafios para se manter. É grande o desafio de se acolher, abrigar jovens em suas vocações e dá-lhes formação – os estudos e demais despesas – onde eles dão seus primeiros passos, rumo ao anseio de se tornarem padres, presbíteros a serviço da Igreja.
Há um trabalho na diocese em que você pode participar dando uma contribuição financeira para custear as despesas, tornando-se “Amigos do Seminário”. Desde o seu surgimento, quando me foi solicitada uma contribuição mais efetiva através desse projeto, me tornei colaborador, pois entendi que ser “amigo do Seminário”, me faz comprometido com a formação dos sacerdotes e, é com alegria que dou minha modesta contribuição.
Você, paroquiano, que não faz parte desse grupo e deseja faze-lo, procure um membro do Conselho Pastoral Paroquial e ele através de nosso pároco, fará chegar até você um carnê, onde você depositará mês a mês sua ajuda.
Como eu ia dizendo, essas dificuldades não são poucas as paróquias e consequentemente as dioceses que as enfrentam. Tenho aqui, alguns dados do ano de 2020, de uma Diocese da Bahia, que recebe ajuda da ACN. É a Diocese de Barra, no oeste da Bahia, localizada no polígono das secas, a mais de 600 quilômetros de Salvador. Devido à realidade da região, a Igreja enfrenta muitas dificuldades sociais e financeiras, que acabam afetando a sua dimensão pastoral e também vocacional.
CONHECENDO UM POUCO DESSA REALIDADE:
Jefferson Luiz é natural da cidade de Barra. Ele é uma das muitas vocações que deram certo, graças ao apoio da ACN. Jefferson conta que veio de uma da família humilde e a mãe trabalhava em Brasília como empregada doméstica. “Antes de entrar no Seminário eu vendia “geladinho” para ajudar no sustento da minha família”.
Do outro lado desta realidade, estava uma crescente admiração com as coisas de Deus. “Conversei com o bispo e outros padres para entender o processo para me tornar um seminarista e ser padre” Jefferson àquela época, estava no 4º ano de Teologia, quase terminando os estudos. Dizia ele, naquela ocasião: “Agradeço a Deus por esta oportunidade, agradeço à minha família, minha Diocese e muitos amigos que me ajudaram nesse processo formativo.
De modo especial à ajuda generosa da ACN, que através das doações, possibilitou a cada um de nós a possibilidade de estudarmos em uma Faculdade Católica em Feira de Santana”, conclui.
AJUDAR UM SEMINARISTA É SER INSTRUMENTO DA PROVIDÊNCIA DIVINA
Padre Márcio Benevides é pároco da Paróquia de São João Batista e animador vocacional da Diocese de Barra. Ele atende 49 comunidade e busca, em seu caminho, despertar nos jovens o desejo da vocação. Eu também acompanho os seminaristas na fase do propedêutico (a primeira etapa de formação), aqui mesmo, na Casa Paroquial. Isso, além de reduzir gastos, ajuda os jovens no comprometimento com a própria realidade deles, para que compreendam a realidade da Igreja onde irão servir e que tenham base e contato com o povo de Deus na vida das Comunidades.
“Gostaria de agradecer demais a ajuda recebida pela ACN para a formação dos nossos jovens no Seminário Maior. Saiba que vocês estão ajudando a termos novos sacerdotes, que poderão alimentar a vida espiritual e a vivência da fé”!
Padre José Gabriel é reitor do Seminário São Francisco das Chagas e coloca sempre os benfeitores da ACN em suas orações: “Nossa palavra para essa grande legião de anjos, é de gratidão”. Obrigado por acreditarem na Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo, por nos ajudarem tanto, suprindo uma quantidade enorme de dificuldades”.
Minha mãe, durante um longo período foi colaboradora e conquistou muitos colaboradores para a ACN. Também eu me tornei um deles. Quem desejar contribuir também com esse projeto, tenho alguns cupons que podem ser preenchidos com os seus dados e a ACN enviará pelos Correios, à sua casa, mês a mês, um jornalzinho informando sobre o destino de suas doações, e um boleto bancário que você pode pagar na agência bancária de sua preferência com a quantia que lhe aprouver.
É um trabalho louvável. Lembre-se que ajudar um seminarista é ser um instrumento da Providência Divina. Esses jovens seguiram a voz de Deus em seu coração. Agora, pedimos a você que siga essa mesma voz, que pede para continuar apoiando os nossos futuros sacerdotes. Não importa o valor, doe de acordo com o seu coração. O Seminário de Leopoldina e a ACN precisam de você. O objetivo é o mesmo. A finalidade é a mesma. Faça a sua doação!
Comments