top of page

12 - ESTAMOS EM BUENOS AIRES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 12 de mar.
  • 4 min de leitura

Nosso guia em Buenos Aires é Diego, carioca, radicado na Argentina, torce pelo Flamengo, mas não frequenta estádios. Aliás, o último senso diz que no país há uma população de 21.786 brasileiros residentes aqui.

Neste tour por Buenos Aires, Maíza não está, pois já fizera esse roteiro. Então somos em 5. Quatro mulheres e mais eu. O ponto alto desse tour em Buenos Aires é o Almoço no Madero Tango, marcado para as 13:00h.

Podemos iniciar nosso passeio agora mesmo. Diego, quantos pontos turísticos passarás conosco, pergunto. Gostaríamos de além do Obelisco, Estádio do Boca, Jardim Florales, Caminito, Casa rosada; Praça de Maio, Catedral e algum que, porventura, nos recomentar. Deixamos a seu critério. OH, não! Não saio vivo daqui se não mencionar as Lojas de Couro.

       Faremos o seguinte: visitaremos alguns pontos que já estão a caminho, depois terão um tempo maior para as compras nas Lojas de couros. Às 13h. temos o almoço no Tango Madero e concluiremos na parte da parte.

        Iniciamos pela Faculdade de Direito de Buenos Aires, prédio de bela arquitetura;


O JARDIM FLORALES é um Parque com enorme área verde, mas se destaca pela Flor de Metal. Um monumento, onde todos fazem suas fotos; uma flor genérica;

        O Obelisco. Local onde foi fincada (fixada) a primeira bandeira Argentina;

        Teatro Cólon e o Cemitério onde há o túmulo de Evita Peron;

        O Museu Cabildo, que abriga todo o Arquivo Histórico da Capital, Buenos Aires e a história da liberdade do país;

       

VISITAMOS A BELA CATEDRAL, onde Mario Jorge Bergóglio rezava Missa com os fiéis antes de assumir seu ministério petrino em 19 de março de 2013. Lá, me ajoelhei, rezei as orações recomendadas para se ganhar as indulgências nesse Ano Santo – o Jubileu 2025; fiz fotos de sus ricos altares, teto, detalhes do piso e de algumas imagens, dentre elas, N.S de Buenos Aires;

        Na Casa rosada é onde se dá as recepções protocolares aos chefes de Estado e se realiza os grandes coquetéis. Milei, o atual presidente, depois de discursar no parlamento e tomar posse, se dirigiu à Casa Rosada para celebrar a vitória. O guia destacou do discurso do chefe maior, o seguinte: “A Argentina não tem nenhuma plata”. A argentina não tem dinheiro. 

      

  VISITAMOS A PRAÇA 25 DE MAIO, com seu imponente monumento erguido em 25 de Mayo de 1810. Conhecida como Plaza de Mayo de maio, onde muitas mães argentinas se reuniam para conduzirem um movimento de resistência pacífica contra o governo, pedindo conta de seus filhos sequestrados ou desaparecidos pela ditadura.

        Eu tinha entre 15 e 20 anos, mas me lembro que assistia a esse tipo de notícia com imensa tristeza: Nessa praça, as mulheres compartilharam a experiência de cada uma ter tido pelo menos uma criança que foi sequestrada pelo governo militar. A mães declararam que entre 1970 e 1980, mais de 30 mil pessoas se tornaram um dos “Desaparecidos”. Os jornais televisivos noticiavam as manifestações dessas mulheres na Praça de Maio. Mães que saíram às ruas em busca de seus filhos detidos e desaparecidos, cujo paradeiro os militares asseguravam desconhecer. À medida que os filhos eram sequestrados e “desapareciam”, as Mães batiam em todas as portas que pudessem lhes dar notícias deles.

        Na política, nunca se agrada a todos. Há sim, algumas críticas. Inclusive passamos diante do Palácio do Presidente Milei e havia um numeroso grupo se manifestando contra algumas medidas do governo. Nosso guia diz que vê melhoras, pois o dinheiro está circulando. Algo difícil nos últimos tempos.

       

ALMOÇO NO RESTAURANTE TANGO MADERO: de boa culinária e bom vinho, o restaurante Madero nos recebeu para um delicioso almoço e uma excelente exibição de tango por um grupo de profissionais da dança.

       

VISITEI O FAMOSO ESTÁDIO LA BOMBONERA do Clube Atlético Boca Junior. Seu apelido deve-se à sua forma retangular como a de uma caixa de bombons. Construído no bairro de “La Boca”, em Buenos Aires, - segundo o guia um subúrbio – fica em um dos bairros mais antigos e coloridos da capital e fica na costado Rio de la Plata. “La Boca” (O Berço da História) ou (aqui, tudo se começa) diz ser o significado do nome.

        O estádio tem capacidade para 54 mil pessoas, mas há um projeto que se planeja transformar para 80 mil, em 2026. O Bombonera é o grande templo do futebol na Argentina. Para os amantes do esporte, é praticamente passar por Buenos Aires sem visitar o mítico estádio que aterroriza todos os adversários do Boca Juniors, time mais popular do país.


CAMINITO OU PEQUENO CAMINHO

        Caminito (pequena passarela ou pequeno caminho) em espanhol, é um museu de rua e um beco tradicional, localizado em La Boca. O lugar adquiriu importância cultural porque inspirou a música para o famoso tango “Caminito” composto por Juan de Dios Filiberto em 1926. Conheço a canção na voz de Júlio Iglesias.

        O que dá realmente ao Caminito seu caráter único são as cores da casa. Os moradores pintavam suas casas com as sobras de tinta dos estaleiros vizinhos e o resultado foi uma festa de cores que se tornou uma marca registrada do bairro.

        Enquanto as “meninas” foram às compras – entenda-se Lojas de couro – tomo uma cerveja vermelha aqui no pequenino, mas aconchegante, Bar Ágape, onde fui prontamente atendido.

        Paguei ao guia a segunda parte do passeio com o Almoço no Tango Madero, o valor de 360,00 R$. Aqui, em Buenos Aires, usando o Wi-Fi do motorista-guia, pude falar com alguém através de mensagem no wathsapp.

        De volta ao navio, um bom banho, descanso, cama e sono. A gripe que a trouxe comigo, piorou consideravelmente desde ontem e minha intenção é jogá-la nas águas profundas do mar. Mas ao que parece, esta deseja retornar comigo.

 Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page