Já disse aqui, que me sinto um pouco muriaeense. Há 48 anos residindo na terra de Guido Marliere, adotei-a como minha e penso que ela também me olha com bons olhos. No início, sente-se uma saudade enorme da terra natal, depois essa saudade vai se amenizando. E olha que no meu caso, Cachoeira Alegre é quase ali. Mas há quase cinco décadas atrás, em função das dificuldades, financeira, horário de ônibus bastante reduzido, má conservação das estradas e outras peripécias; Cachoeira Alegre parecia tão distante, quando na realidade, são os mesmos 18 quilômetros. Depois, vai se enamorando, cria-se laços de amizade, há evidentemente os amigos do colégio, do trabalho, tem-se uma vida social e finalmente se apaixona. É normal que haja essa relação.
Não esqueço meu pedacinho de chão. Digo aos quatro cantos que sou filho dessa CAHOEIRA ALEGRE e, já cantei a minha terra em versos, nos palcos da vida, declamei poesias em sua homenagem e sou um eterno apaixonado. Isso, no entanto, não me impede de amar a Muriaé. A amo e falo com orgulho dessa cidade. Com o mesmo orgulho, nesse Dia Nacional das Artes, quero lembrar que Muriaé possui três teatros municipais.
MURIAÉ POSSUI TRÊS TEATROS MUNICIPAIS
O primeiro que é o Gregório de Matos Guerra, o segundo é o Zacarias Marques e o terceiro é o moderno Belmira Vilas Boas. Há evidentemente outros espaços culturais muito interessantes como o gigantesco Teatro do Colégio Santa Marcelina. O auditório da Faculdade Santa Marcelina, o auditório do Hospital São Paulo, da Unifaminas e outros.
Em 22 de setembro o Teatro Zacarias Marques estará completando 25 anos. Vamos falar um pouquinho dessa casa de cultura: O Teatro Zacarias Marques é um espaço destinado ao atendimento da população para a realização de eventos, tais como reuniões, encontros de associações, formaturas, apresentações de corais, encenações de peças teatrais – já tive a honra de ver encenada no palco dessa casa, uma peça teatral que escrevi e o Grupo de Teatro “Servos da Rainha” apresentou brilhantemente - entre outras.
Este tornou-se um espaço multiuso em razão de ser, na época de sua inauguração o único em funcionamento na cidade. É ele, o maior difusor das atividades artísticas e culturais de nossa cidade nas áreas de teatro, dança, música, folclore, lançamento de livros em memoráveis noites de autógrafos e cultura popular.
Este espaço foi inaugurado em 22 de setembro de 2000, com excelente padrão de acabamento e grande sucesso de suas atividades e seus projetos de demonstração cultural que tem caráter filantrópico, pois para assistir a determinadas apresentações realizadas, é cobrado apenas um quilo de alimento não perecível, destinado as instituições de caridade.
O Teatro possui 240 lugares, equipamentos de climatização que torna o local mais agradável, conferindo ao espaço e ao público, mais conforto e modernidade para a realização de eventos culturais.
O Teatro Zacarias Marques é também muito requisitado, no que se refere à peças infantis, pois o público infantil se deslumbra com a fantasia do mundo artístico se preparando para serem adultos melhores no futuro.
O Teatro Gregório de Matos Guerra, está localizado no anexo que compreende a Biblioteca Municipal, à rua Artur Bernardes
O aconchegante Belmira Vilas Boas, à rua Cel. Domiciano é o caçulinha dos teatros e a maioria das encenações, ultimamente acontecem no local.
E por falar em arte e cultura, passe na portaria do Centro Cultural Dr. Pio Canedo – o Grande Hotel – na Praça João Pinheiro e confira a programação, porque há sempre uma exposição itinerante para se visitar. Também o Memorial Cristiano Varela, no bairro Universitário é um importante espaço destinado à arte e cultura. Fernando Mauro Ribeiro
Comentários