top of page

12 - DIA MUNDIAL DO ENFERMO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 12 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

SÃO MAXIMILIANO KOLBE, HOMEM PRÓXIMO AOS QUE SOFREM

Além de experimentar na sua vida o sofrimento da doença, São Maximiliano soube cuidar dos irmãos doentes com o amor da Mãe Imaculada. No mês em que celebramos o Dia Mundial dos Enfermos, - em 11 de fevereiro - podemos relembrar por meio de testemunhos, como São Maximiliano encarava sua doença com paz e serenidade: “Uma vez fui chamado à noite, para tratá-lo, era cólica abdominal aguda. No decorrer do tratamento, notei que se preocupava com a saúde de maneira prudente, sem a menos irresponsabilidade e nem preocupação exagerada”, relatou o médico Doutor Estanislau Wasowics.

Essa paz e serenidade era também transmitida quando ele estava em contato com uma pessoa enferma, conforme recordou Frei Juventyn: “Depois de uma semana em Niepokalanóv, fiquei doente e fui levado à enfermaria. Ali, tive mais uma oportunidade de conhecer o Padre Guardião, como o chamávamos.

Não havia um dia sequer em que não visitasse os irmãos doente. Apreciávamos muito essas visitas, pois ele tinha o poder extraordinário de nos animar. Conversando, ele partilhava sua rica experiência conosco, relatando impressões de suas viagens e de sua obra missionária no Japão.

Além de contar casos interessantes, pois gostava de gracejar. Em especial na hora de dormir, gostava de contar alguma coisa engraçada que provocasse o riso e alegrasse a todos.

Frei Kolbe tinha uma visão muito plena daquilo que Nossa Senhora respondeu ao Anjo na Anunciação. Dessa maneira também, na enfermidade e em todos os momentos difíceis, ele sabia deixar-se conduzir totalmente pela Imaculada e pela vontade de Deus: “A expressão: Faça-se em mim, deve ressoar constantemente em nossos lábios, pois entre a vontade da Imaculada e a nossa deve existir uma harmonia completa.

Então, o que devemos fazer? Deixemo-nos conduzir por Maria e nada teremos a temer. Como cristãos, não devemos deixar que as tribulações tomem conta, nos abatam, mesmo quando essas atingirem nossa saúde física ou mental. A doença pode nos tirar muitas coisas, mas jamais a nossa fé!

Sigamos firmes em tudo aquilo que nos for oferecido e vivamos cada momento ofertando a Deus também as situações difíceis. Conforme nos ensinou São Maximiliano: “Quando surgem dificuldades, ofereça-as a Nossa Senhora, a fim de que aconteça o que Ela quiser”.

Revista O Mílite – Priscila Brito – Aspirante voluntária da Imaculada-Padre Kolbe

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page