12 – DIA DO BIBLIOTECÁRIOBIBLIOTECA MUNICIPAL VIVALDI WENCESLAU MOREIRA
Fernando Mauro Ribeiro
12 de mar. de 2024
2 min de leitura
Em 12 de abril se comemora o Dia do Bibliotecário. Em 18 de abril se comemora O Dia do Livro. Vamos falar então, de uma guardiã dos Livros: A Biblioteca. A ideia de criação da biblioteca nasceu em 1940, através do então secretário e escritor Itagiba Catta Preta que contou com o apoio do então prefeito Geraldo Starling. Inicialmente funcionando no Paço Municipal, a Biblioteca Pública Municipal foi inaugurada em 25 de maio de 1941, com a presença do ilustre escritor Malba Tahan. Em 1953, uma grande reforma foi feita no primeiro prédio público do município, que construído em 1860 para abrigar a sede do Poder Público e posteriormente abrigaria a o Tribunal do Júri e a Cadeia Pública.
O então Prefeito, Dante Bruno, considerando o crescimento do acervo e do número crescente de pessoas que procuravam a Biblioteca, reserva nas dependências do prédio, um espaço mais adequado ao seu funcionamento. Em 1969, na administração de João Brás, uma nova reforma no prédio fez com que a biblioteca ganhasse novas salas e um novo mobiliário. Em 1971, através da Lei n° 526, foi reinaugurada com um acervo maior e mais diversificado visando atender aos usuários.
Durante a administração de Cristiano Canêdo, o então Secretário de Cultura e Educação Professor Luiz Gonzaga torna a Biblioteca mais dinâmica, incluindo eventos como: “Sextas Musicais; Hora do Conto e Mural Poético”. Em 1997, numa nova reforma durante a administração do Prefeito Carlos Fernando, a Biblioteca recebe como Patrono Vivaldi Wenceslau Moreira. Em 2005, visando a criação e a manutenção do hábito de ler a partir da mais tenra idade, a Superintendente da FUNDARTE Gilca Napier, cria o espaço infantil “Rodrigo Ássimos Soares “, adaptado e com visual voltado para as crianças.
Atualmente, o espaço passa por uma grande reforma visando a ampliação do espaço e uma modernização no atendimento. Ocupará todo o prédio, agora com setores para os deficientes visuais, computadores para pesquisas e outras inovações. O término da obra está previsto par janeiro de 2011. A Biblioteca conta com cerca de 10 mil usuários e possui um acervo de 35 mil livros distribuídos pelas mais variadas áreas do conhecimento, e ainda com um acervo considerável de periódicos e obras em braile.
Vivaldi Wenceslau Moreira, nasceu em 28 de setembro de 1912, em Tombos. Antes de iniciar-se na carreira jurídica, dedicou-se ao jornalismo, sendo repórter e redator de importantes publicações no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. Transferiu-se definitivamente para Minas Gerais na década de 40, onde foi chefe do gabinete da Secretaria de Finanças. Em 1949 é nomeado auditor do TCEMG, onde ficou até 1982, quando se aposentou, após ter sido Conselheiro e Ocupado a Presidência de 1967 a 1970 e em 1980. Foi ainda diretor da Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais. Em 1959, sagrou-se membro da Academia Mineira de Letras vindo a tornar-se Presidente vitalício em 1975. Faleceu de morte natural em Belo Horizonte, aos 88 anos, deixando 17 livros publicados.
Comentarios