top of page

12 - CONVERSANDO COM OS LEITORES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 12 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

PENSAMENTO DO DIA:

“Por mais nobre que seja a causa, nunca use a violência como justificativa. Se queremos conquistar um futuro melhor, não podemos usar as mesmas armas que nossos inimigos usam para nos ferir”.


UM BOM DIA PARA TODOS

“Mais um ano se passou, e nem se quer ouvi falar seu nome, procuro encontrar... quando olho no espelho, estou ficando velho e acabado...” diz o poeta da canção ‘A Lua e eu”. Não sou muito fã de espelho. Caetano Veloso diz em Sampa: “... é que narciso acha feio o que não é espelho”. Não sou narcisista. Não é que eu não goste; apenas, não me detenho por muito tempo diante deles. Uma espiadinha básica, para não sair muito desalinhado, é o suficiente. Mas, por que estou a dizer isso? Será porque o janeiro está se adiantando e daqui a alguns dias fico um pouco mais velho? Sei lá. Nunca liguei pra isso!

Vou então continuar nosso papo contigo, amigo leitor, mas, mudemos o rumo da prosa. São sete horas e quarenta e dois minutos. O dia aqui em Muriaé, amanheceu sem chuva e sem sol; sem frio e sem calor. Não disse ainda a que veio. Porém, a certeza de que é mais um dia, que o Pai nos concede para vive-lo no Seu amor, bebendo na fonte de Sua graça.

Estou meio que, como o dia: sem saber ainda o que farei. E vós, desocupados como eu, quais as expectativas para o dia de hoje? Qual o cenário que tens diante de vós? Essas indagações são para os desocupados, tá!

O muriaeense, sonolento que porventura, me ler, dirá: aqui em Mu-ri-a-é? A, é, é?!

Os cariocas, endossando, o que Gil, disse, há décadas, dirão que: “o Rio de Janeiro continua lindo”.

Os paulistas, provavelmente, dirão, apressadamente: “não tive tempo de observar”, pois São Paulo é a cidade que não pode parar. Nossos mineirinhos da capital, dirão que: “contemplam um Belo Horizonte.

Os amigos palmenses, dirão que não veem a hora de bater Palma para o sol.

Os de Recreio, diriam apenas que, que estão no recreio, e não podem responder, outros, que estão de férias.

Os de Volta Redonda, tentando me dar uma volta, me enviarão possivelmente, um abraaaaaaaço, lá da cidade do aço.

A vizinha Barra Mansa, nunca se contradirá, e dirá que “a barra está mansa”! Sejamos otimistas:

“A pior pandemia de todas é a violência que se alastra no mundo e continua sendo ignorada. Precisamos unir nossas forças e ecoar nossa voz para construirmos um futuro melhor”.

Os colegas de Barão do Monte Alto, dirão que o Morro continua, Alto.

Patrocínio do Muriaé, agradece ao nosso rio a generosidade de oferecer tão grande volume de água, que inundou algumas ruas.

Os de Lage do Muriaé, dirão que: “as águas daqui chegaram até lá e cobriram as lajes do rio Muriaé. E dirão para Itaperuna: as águas estão a caminho.

Os amigos de Santos Dumont, dirão: “Peçam aos Santos do Monte, e aos da Baixada, que intercedam por nós”!

Os moradores de Italva, mandam dizer que a Pedra já está bastante alva, não precisam mais água, no momento. (ita =pedra, alva = branca. ita+alva = Italva).

Temos leitores em muitas outras cidades desse nosso Brasil, e muitos outros, com certeza, se manifestarão, pessoalmente, quando nos encontrarmos por lá, ou virtualmente, através das desse espaço. Mas, sejamos responsáveis por nossas postagens, nossas atitudes.

“A violência virtual é tão perigosa quanto a violência física. Denuncie as publicações que propaguem o ódio ou que difamam a reputação de alguém. Juntos vamos bloquear o ódio e compartilhar o amor”.

Os conterrâneos cachoeirenses, por exemplo, dirão, dentre outras coisas que: “a turma do álcool permanece sentada na mesma calçada, que outros, aguardam na praça da Figueira o ônibus, que não sabem se virá, pois, as estradas estão em péssimas condições, mas, que, inicia-se hoje, a Novena em honra a São Sebastião, e que o programa da Festa do Padroeiro, já fora elaborado... afinal, somos uma Cachoeira Alegre”!

Pode haver, sim, alguma divergência, em relação às minhas observações, e podem manifestarem aqueles que assim o desejarem. Mas que o façam democraticamente e respeitosamente.

“A violência é a pior cegueira do mundo. Quando enxergamos que somente a coletividade pode construir um mundo melhor, seguiremos rumo a um horizonte mais igualitário”.

Não venham, pois, me dizer: “Vá arrumar um serviço”! Estou aposentado! Seja dócil. “A violência é o último refúgio do incompetente”., diz Isac Asimov

Um Bom Dia!

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page