Percorrendo a Semana Santa, vemos outras manifestações da piedade popular – além é claro da Via Sacra- que são: a Procissão do Encontro e a Procissão do Senhor Morto. A Procissão do Encontro é feita em três etapas: a Segunda-feira Santa com os homens com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que é a imagem de Cristo carregando a Cruz durante a Via Dolorosa. É também conhecida como Procissão de Depósito.
Na Terça-feira Santa, as mulheres com a imagem de Nossa Senhora das Dores, que também é conhecida como Procissão de Depósito.
Na Quarta-feira Santa, faz-se as procissões que saem de dois extremos (dois lugares distintos) aonde as duas imagens se encontram.
No momento que faz o doloroso encontro, o sacerdote proclama o Sermão das Sete Palavras. As sete últimas palavras de Jesus Cristo no Calvário. Essa procissão é uma tradição ainda muito vista e praticada em cidades do interior. Em algumas Paróquias, o sacerdote ou leigo faz uma reflexão chamando o povo à conversão e penitência. Num clima de muito silêncio, durante a reflexão, o sacerdote faz algumas pausas para que as imagens se aproximem uma da outra, lembrando o encontro de Jesus e Maria no caminho, rumo ao Calvário.
12 - AS SETE PALAVRAR PROCLAMADAS PELO SACERDOTE, SÃO:
1)Pai, perdoa-lhes, porque eles não sabem o que fazem
(Lc 23,34 a).
2) Hoje estarás comigo no paraíso. (Lc 23,43)
3) Mulher, eis aí o teu filho,filho, eis aí a tua mãe (jo 19,26- 27)
4) Meu Deus, Meu Deus,por que me abandonastes? (Mc 15,34)
5) Tenho sede! (João 19,28 b)
6) Tudo está consumado! (Jo 19, 30 a)
7) Pai, em tuas mãos entrego o meu espírito! (Lc 23,46 b)
Após cada proclamação, todos são convidados à reflexão, e segue-se um tempo de silêncio e o cântico de um Salmo. Contemplando assim as dores de Jesus e Maria unindo-se a elas.
Comments