11 - VIVA O CINEMA BRASILEIRO! O GLOBO DE OURO DE WAGNER MOURA
Fernando Mauro Ribeiro
11 de jan.
3 min de leitura
Vencedor do prêmio de melhor ator em filme de drama no Globo de Ouro 2026. Neste domingo (11-01-2026), Wagner Mouta concorria com Jo0el Edgerton (Sonhos de trem), Oscar Isac (Frankenstein). Dwayne Johnson (Coração de lutador), The S Machinemaching), Michael B. Jordan (Pescadores) e Jeremy Allen White (Springteen: Salva-me do desconhecido).
A TV Globo transmitiu a cerimônia de entrega dos prênios com seus repórteres no tapete vermeho nos EUA e Maria Beltrão, Dira Paes e um crítico de cinema aqui em seus estúdios e a equipe vibrou com a premiação.
Foi uma delícia, ver, posteriormente, nos telejornais e nas redes sociais a vibração de todos.
“É para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português o talentoso ator, o premiado Wagner Moura.
O AGENTE SECRETO
“O Agente secreto” vence como melhor filme em língua não inglesa. É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, concluiu o ator Wagner Moura.
Ambientado nos anos 1970, “O Agente Secreto” conta a história de um professor universitário, interpretado por Wagner Moura, que volta para o Recife para reencontrar o filho caçula, apesar do risco que corre em plena ditadura militar.
NOITE HISTÓRICA PARA O BRASIL
Foi a segunda vitória de “O Agente Secreto”, no Globo de Ouro. Mais cedo, o filme brasileiro também levou o prêmio de melhor filme em língua não inglesa. Foi a primeira vez, em 27 anos que o Brasil ganhou nessa categoria, após a vitória de Central do Brasil, e a primeira vez na história que o país venceu dois prêmios em uma mesma edição do Globo de Ouro.
Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “Alô Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.
“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, disse o cineasta.
O filme brasileiro também foi indicado à categoria de melhor filme dramático, mas perdeu para “Hamnet”.
OBS: Quando Fernanda Torres foi premiada com sua interpretação em “Ainda estou aqui”, dirigido por Walter Salles e baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva que aborda a história real do desaparecimenro de Rubens Paiva, durante a ditadura militar, interpretando a mãe dele, Eunice Paiva – filme que assisti quatro vezes – estava no Rio de Janeiro.
O locutor oficial do desfile das Escolas de Samba do carnaval carioca interrompeu a programação para anunciar para toda a Marquês de Sapucaí, com as arquibancadas superlotadas de turistas que, o Brasil conquistara o prêmio com Fernandinha, que protagonizara o filme premiado.
Quando da sacada do predio no Condomínio Rio 2, ouvi pela TV, o anúncio, assim como eu, centenas e centenas de brasileiros, ávidos aguardavam o resultado da premiação e o anúncio. O que ouvi foram fogos de artifíos e fritos de “Brasil” que ecoou por todo o condomínio, e eu. Claro, me emocionei”. Aliás é a vitória de arte e cultura de nosso país. Hoje, embora esteja em meu apartamento, em Muriaé, a emoção não foi diferente.
Comentários