Para que reine a paz é preciso que cada um se esforce para praticar gestos de amor, capazes de transmitir a harmonia entre os povos. Famosas e significativas são estas frases de Padre Kolbe: “O ódio divide, separa e destrói, e, ao contrário, o amor une pacifica e edifica”.
“Não é nada estranho dizer, portanto, que só o amor consiga tornar os homens perfeitos. A religião de Jesus Cristo é realmente esta religião do amor, do amor perfeito, e isso é evidente nas santas palavras de Jesus Cristo”. (Escrito 1205).
Confiar a própria confiança em Maria é outro ingrediente fundamental que permite não somente evitar guerras, mas também semear ações e sentimentos marcados por uma autêntica concórdia.
Maximiliano pensa que “a fonte da felicidade e da paz não está fora, mas dentro de nós. Saibamos tirar proveito de cada coisa para exercitar a nossa alma na paciência, na humildade, na obediência, na pobreza e nas outras virtudes da vida cristã, e as cruzes não serão mais tão pesadas.
De fato, nós mesmos proclamamos que através da Imaculada podemos tudo: demonstremos isso com os fatos. Coloquemos nela a nossa confiança, rezemos e vamos em frente na vida com tranquilidade e serenidade” (Escrito 935).
Toda obra de divisão provém do inimigo. Colocar-se nas mãos da Imaculada permite ter um coração tranquilo que consegue difundir comunhão, mediante um estilo humilde e repleto de amor.
Kolbe, em qualquer lugar e com paciência, se demonstrou repleto de uma paz interior que difundia serenidade mesmo no horror do campo de concentração. Ele alerta os confrades sobre os perigos da divisão com estas palavras: “Tenhamos certeza de que cada divisão ou mal entendido não provém da Imaculada, mas somente e exclusivamente daquela serpente que está debaixo dos seus pés.
Consequentemente, cada um, por sua vez, faça todo esforço para atenuar cada desacordo com a humildade, o amor, a paciência e a oração para aprofundar sempre mais o amor mútuo e ajudar-se reciprocamente rumo ao nosso ideal da expansão do reino da Imaculada nas pessoas.
Cada um de vocês se esforce, não tanto para mudar o ambiente, para melhorar a si mesmo para aproximar-se pessoalmente da Imaculada, de modo que todos aproximando-se dela se aproximem reciprocamente entre eles.
As graças divinas e a proteção da Imaculada são preparadas para cada um de vocês, no lugar onde vocês se encontram, por obediência, enquanto que a fuga de tal ambiente, sem considerar as causas, qualquer que sejam elas, é sem dúvida é somente uma verdadeira e mesma tentação de ninguém senão de Satanás, o qual procura a todo custo a destruição da Niepokalanów e o enfraquecimento do reino da Imaculada. Vocês querem, talvez, ser um instrumento nas mãos de Satanás nesta tarefa? (Escrito 926).
Frei Rafaelle de Muro – Fonte: Milícia da Imaculada
Comments