top of page

11 - ELEBRANDO O DIA DOS PAIS NA MATRIZ

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 11 de ago. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 16 de ago. de 2024

DIA DOS PAIS É, ANTES DE TUDO, UM DIA PARA AMAR

As Sagradas Escrituras dizem que não só nos dias dos Pais, mas todos os dias, os filhos devem orar pelos seus pais, honrá-los, respeitá-los e amá-los. Em Provérbios se lê: “O homem justo leva uma vida íntegra; como são felizes os seus filhos!

        A Bíblia é, pois, um manancial de bênçãos, uma fonte onde saciamos a nossa sede de Deus.

        Entre tantos guerreiros, super-heróis, você, meu pai, é o mais valente e importante deles. Sempre pensei e agi assim. Hoje, penso: “Pai, que bom seria se a vida te fizesse eterno”. Um pai é alguém para se orgulhar, alguém para se agradecer e especialmente para amar. Meu pai, eu sei que não está mais aqui entre nós. Mas ele é eterno, porque está na cada de nosso Pai Maior, onde a vida é plena.

        Hoje, fiz uma visitinha ao Cemitério e rezei no túmulo de meu pai. Estou sempre a conversar com ele, pois sei que lá dos altos azuis, ele continua a cuidar de seus filhos e que também intercede por nós. Na Matriz São Sebastião, padre Márcio celebrou Missa solene. Foram muitas as intenções e, isso é totalmente compreensível, uma vez que todos desejam prestar homenagem a seu pai, ainda que através de uma prece.

        Ao final da celebração, todos os pais subiram ao Presbitério onde receberam homenagens e foram agraciados com uma lembrancinha. A equipe de Liturgia preparou uma bela homenagem a esses heróis que, muitas vezes, vivem no anonimato, esquecidos até mesmo de seus familiares.

        Também se prestou homenagem ao nosso pároco, por celebrar um ano de sua ordenação sacerdotal. O Cura foi lembrado também com presentes por parte das Pastorais da Matriz e em nome do povo em geral

Fernando Mauro Ribeiro


O DIA DOS PAIS É, ANTES DE TUDO, UM DIA PARA AMAR



“Ser pai é tirar sempre do íntimo da água, muito amor para dar, pois filho é pra toda vida, são presentes de Deus pra gente cuidar e amar”.

       

O país inteiro comemora no dia onze – segundo domingo de agosto – o Dia dos Pais. Uma data para ser vista muito além das motivações comerciais. Esse não é só um dia para dar presentes. O dia dos pais, é antes de tudo, um dia para amar. É uma parada na correria cotidiana para homenagear o símbolo de força e delicadeza de nossa infância.

        É pena que ainda existam muitas crianças que desconhecem a figura paterna ou sofrem maus tratos por parte daqueles que deveriam personificar o amor, o carinho e a dedicação. Por outro lado, há quem seja pai sem nunca ter sido. Houve um tempo em que ser pai era sinônimo de autoridade distante. Hoje, é de cumplicidade. Antigamente o pai era aquele que morava na mesma casa que a mãe e, casados, educavam seus filhos.

        Hoje a imagem do pai é outra, tão diversa quanto a própria natureza da vida. Há pais solteiros, casados, divorciados, adotivos, jovens, velhos e quase crianças. Do mesmo jeito são os filhos: diversos e únicos ao mesmo tempo. No mundo de hoje, não basta que o genitor garanta o aspecto material do sustento de sua família. É preciso muito mais.

        O pai é aquele que, mesmo sem tempo, encontra momentos para ser parte da vida de seus filhos, para conversar, fazer alguma atividade juntos, conhecer os amigos e principalmente saber o que se passa no mais íntimo de suas crias. Mas os pais não vivem apenas para dar, ele também deseja receber sorrisos, abraços, amor, compreensão.

        É nesse limite entre doar e receber que se constrói a relação pai e filho. Por isso, a importância de construir, em casa, um ambiente de paz. E um dos pedreiros é o pai, aquele que está sempre perto, que prepara a base, o alicerce, apoia, que orienta e estabelece limites.

        Sim, porque ser pai não é permitir tudo, não é fazer todas as vontades do filho. É não saber que um não, muitas vezes carrega mais amor do que muitos sins.

 


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page