top of page

11 - DÍZIMO, UMA RESPOSTA DE AMOR - DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 11 de jul. de 2024
  • 4 min de leitura

DEUS AMA A QUEM DÁ COM ALEGRIA (2Cor 9,7)

         É necessário que saibamos porque contribuímos com o Dízimo. Quanto mais tivermos consciência do significado e do valor da nossa contribuição, tanto mais contribuiremos com alegria, generosidade e fé. Abriremos o coração para Deus e para a Comunidade, assumindo o nosso batismo que nos vocaciona para a santidade e nos faz evangelizadores. Ser dizimista é ser discípulo missionário.


1     - Sou dizimista porque sou batizado, membro de uma família na fé, a Igreja. Tenho não só o dever mas também o direito de participar dela, contribuindo para a sua grande missão: a evangelização.


2     - Sou dizimista porque sou evangelizador. Recebi essa missão de Jesus, ao ser batizado. Sei que todos os batizados devem evangelizar. O dízimo sustenta a evangelização na Igreja.

 

3     - Sou dizimista porque sou coerente com a fé que professo. Se pertenço à Igreja, como posso não me importar com ela? Tudo que é importante para ela, é importante também para mim.

 

4     – Sou dizimista porque não evangelizo sozinho e sim com a comunidade. Ao contribuir com o dízimo, me uno aos meus irmãos e irmãs na fé e, juntos, evangelizamos.

 

5     – Sou dizimista porque sei que, além de evangelizar com minhas palavras e meus testemunhos no dia a dia, evangelizo em comunidade, por meio de todas as atividades que ela realiza. Se a realização é pessoal e importante, a comunitária o é ainda mais. 

 

6     - Sou dizimista porque tenho consciência de que se eu não fizer a minha parte, outros não o farão por mim. Cada um tem a sua responsabilidade como batizado e ninguém pode substituí-lo. Se não participo, meu lugar fica vazio.

 

7     - Sou dizimista porque vou à Igreja não para assistir o que os outros celebram, mas para participar em unidade e comunhão com os que lá se reúnem. O meu dízimo auxilia a comunidade a evangelizar de forma organizada e criativa.

 

8     - Sou dizimista porque sou corresponsável, ou seja, responsável junto com os demais membros da minha comunidade, por tudo que é necessário para que a evangelização seja realizada de forma integral através das finalidades (= dimensões) religiosa, social e missionária.

 

9     - Sou dizimista porque contribuo na compra do que é necessário para as celebrações: hóstias, vinho, livros litúrgicos, velas, objetos para o altar, cadeiras, vestimentas e muito mais. Nada disso cai do céu, milagrosamente; é tudo adquirido pela comunidade através do dízimo.

 

10  - Sou dizimista porque contribuo na arrumação e na limpeza da igreja, local de oração, reflexão e encontro da comunidade. O zelo pelo templo material e o fato de sentir-me bem nele, ajuda no anúncio e na acolhida do Evangelho.

 

11  - Sou dizimista porque contribuo com os investimentos feito na Igreja, seja para construí-la, seja para consertá-la, seja para ampliá-la. É a minha casa na fé e por ela somos todos responsáveis, inclusive eu.

 

12  - Sou dizimista porque contribuo com a manutenção e a sustentação das salas de catequese, das salas de reuniões, do salão paroquial, do prédio do Museu e de toda a estrutura de que a comunidade precisa para desenvolver a sua ação evangelizadora.

 

13  - Sou dizimista porque contribuo com as pastorais. Elas são caminhos privilegiados de evangelização, apresentando Jesus Cristo para diversas faixas etárias e chegando com o Evangelho às diferentes situações e ambientes, onde, sem elas, a Igreja não conseguiria chegar.

 

14  - Sou dizimista porque contribuo com o pagamento dos salários dos funcionários da Paróquia que estão a serviço para que toda a estrutura da Comunidade e da Paróquia possa favorecer a Evangelização e Missão.

 

15  - Sou dizimista porque contribuo com a manutenção da casa paroquial, residência que pertence a comunidade, mas que está a serviço dos ministros ordenados que a nós dedicam todo o seu tempo, atenção e cuidado.

 

16  - Sou dizimista porque contribuo com a ajuda de custo oferecida aos ministros ordenados para os seus gastos pessoais. Eles têm o direito de receber da Comunidade o suficiente para terem uma vida digna.

 

17  - Sou dizimista porque contribuo com as muitas atividades pastorais, todas elas tendo como objetivo último a evangelização. Cursos de capacitação, Retiros, reuniões diocesanas entre outras. São comunidades das quais a comunidade, através de seus representantes deve participar se quiser evangelizar com eficiência e em comunhão com a Diocese.

 

18  - Sou dizimista porque a minha comunidade destina parte do dízimo para a assistência e promoção dos mais pobres. Ela tanto providencia o pão para quem está com fome, como investe na promoção de quem precisa se profissionalizar para ganhar o próprio sustento.

 

19  - Sou dizimista porque minha contribuição é bem utilizada, , aliviando o sofrimento de quem passa por necessidades materiais e/ou espirituais.

 

20  - Sou dizimista porque tenho consciência de que sou missionário por meio de minha comunidade anuncio o Evangelho em outras regiões do mundo, sendo missionário com os outros missionários que deixaram tudo por amor a Jesus e ao povo de Deus.

 

21  - Sou dizimista porque contribuo não só com a sustentação da minha comunidade, mas também da Diocese enquanto estrutura que organiza, encaminha e acompanha toda a ação pastoral a partir do seu pastor, o Bispo diocesano.

 

22  - Sou dizimista porque participo da formação dos seminaristas que no futuro serão os padres quw servirão a esta comunidade. Parte do Dízimo enviado à Diocese é investido no seminário.

 

23  - Sou dizimista porque sei que em minha comunidade o Dízimo é bem administrado pelo Conselho Econômico, presidido pelo pároco.

 

24  - Sou dizimista porque sou generoso, abrindo meu coração à Deus, à Igreja e ao próximo, partilhando o que tenho com alegria e com fé.

 

25  - Sou dizimista porque sou grato a Deus pela Sua presença em minha vida e na vida da minha família. Ao contribuir com o dízimo, devolvo a Ele um pouco do muito que Ele me oferece. A minha devolução é sinal da minha convicção de que tudo pertence a Ele, a quem não cesso de bendizer e agradecer.

 

A nossa comunidade Paróquia São Sebastião, se alegra com a sua partilha e contribuição. Muito obrigado!

A sua partilha livre, consciente e generosa transforma-se em anúncio do Evangelho.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page