top of page

11 - FIM DAS ELEIÇÕES: FESTA DO POVO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 11 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 28 de out. de 2024


Encerraram-se as eleições e há festa em todo o Brasil. Pois bem, com o resultado das urnas, muita gente saiu às ruas para comemorar. No Rio de Janeiro venceu Eduardo Paes. Ele é tetra. Ou seja: quatro vezes prefeito da cidade maravilhosa. Em Juiz de Fora venceu Margarida se reelegendo para mais quatro anos à frente da Prefeitura da nossa Manchester Mineira. Em Muriaé, o Dr. Marcos Guarino venceu e terá mais quatro anos à frente do Executivo. Na nossa capital, esse Belo Horizonte vai haver segundo turno, assim como em São Paulo, outras capitais e grandes cidades desse nosso querido Brasil.

            Aqui em Cachoeira Alegre também se comemorou a vitória de Selmar e Danilo – prefeito e vice-prefeito – e dos vereadores Viviane do Waguinho, Leozinho e Rogerinho. O trio se reelegeu para mais um mandato. No Bar da Hilda, um pequeno grupo se concentrou para a merecida comemoração. Na praça Maria Arquetti, os vereadores celebraram mais uma vitória que lhes assegura 4 anos de mandato. A festa maior foi em Barão do Monte Alto, para onde se dirigiram muitas pessoas e comemoraram com fogos, bandeiras e cerveja a grande conquista. Dias depois, uma carreata percorreu o município, saindo da Vila Vardiero, passando por Cachoeira Alegre, Silveira Carvalho e encerrando em Barão do Monte Alto.

            Numa conceituação moderna, política é a ciência moral normativa do governo da sociedade civil. Outros a definem como conhecimento ou estudo “das relações de regularidade e concordância dos fatos com os motivos que inspiram as lutas em torno entre o poder do Estado e entre os Estados”.

 Outras definições traduzem a política como “Arte ou ciência de governar”.

Ou ainda: “Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; ciência política”.

Política pode ser também: “A orientação ou atitude de um governo em relação a certos assuntos e problemas de interesse público: política financeira; política educacional; política social”.


A ÉTICA NA POLÍTICA

A ética da política não pode ser diferente da ética da vida pessoal. É além de observar os princípios gerais, como não matar ou não roubar, o político deve mostrar ao povo que o elegeu sua capacidade de defender o bem comum e o bem-estar de toda sociedade, sem se preocupar com o simples exercício do poder. Além de não distinguir, de qualquer forma, os demais membros da sociedade, deve ser capaz de mostrar a esses membros que, assume a responsabilidade pela consecução deste objetivo. Exerce assim, o que se convencionou chamar da “ética da responsabilidade”.

            E a ética da responsabilidade leva em consideração as consequências das decisões que o político adota. Em muitas ocasiões político pode ser colocado frente a dilemas morais para tomar decisões. Mas o político ciente da sua obrigação com a ética da responsabilidade, sabe que não deve subverter seus valores e, muito menos aqueles que apresentou para seus eleitores.

            É uma boa reflexão para qualquer momento. Inclusive esse momento de pós eleições, onde há os que comemoram a vitória nas urnas e aqueles que têm dificuldade de lidar com as frustrações. Em Cachoeira, temos, até 31 de dezembro próximo, na Casa Legislativa, cinco vereadores e, isso mostra a força de nossa gente. Para o próximo mandato, teremos três nomes de Cachoeira a nos representar: Leozinho, Rogerinho e Viviane do Waguinho. Isso deixa-nos contentes, pois é fruto de sua determinação, seu trabalho em favor do povo e das ideias que defendem.

            Alguns de nossos amigos ficaram pelo caminho, não conseguiram se manter na Câmara Legislativa. Outros tantos candidatos – bons nomes, também – não conseguiram votos o suficiente para ocupar uma cadeira no Legislativo. Novo prefeito, novo vice-prefeito, uma renovação na Câmara Municipal e no Executivo. Às vezes, as mudanças se fazem necessárias, para o surgimento de novas ideias, novos ares, novos rumos e realizações. Tempo para se traçar novos planos, executar novos projetos.

            Parabéns aos vitoriosos pela conquista e aos vencidos pelo empenho, pois, também, nessa área, há sempre um aprendizado. Afinal, somos eternos aprendizes. Recebamos com carinho os novos eleitos, rezemos por eles, para que administrem com justiça e não se esqueçam das promessas de campanha, zelando pelo município e atendendo os anseios do povo.

Fernando Mauro Ribeiro



 

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page