top of page

10 - TEVE INÍCIO HOJE, A SEMANA SANTA EM TODAS AS PARÓQUIAS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 10 de abr. de 2022
  • 3 min de leitura

Teve início hoje, a Semana Santa em todas as Paróquias. Na Matriz São Paulo, em Muriaé,serão celebradas quatro missas com as procissões e Bênção dos Ramos. Participei da primeira delas, que aconteceu às 07:00 horas, saindo em procissão da Praça do Rosário em direção à Matriz.

Portando uma Cruz, um jovem abria a procissão, o carro de som, à frente entoava cânticos religiosos propícios à liturgia do dia, cantando e rezando, centenas de fiéis caminharam, agitando os seus ramos de palmeiras, relembrando a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém. Padre Jean, em sua homilia, relembrou os Evangelhos dos cinco Domingos da Quaresma: No primeiro, Jesus está no deserto e é tentado de todas as formas pelo demônio, durante 40 dias. Jesus resiste a todas elas e acrescenta: “Não tentarás o Senhor teu Deus”! Então o demônio se afastou para voltar no tempo oportuno. (Lucas 4. 1- 13). O que aprendemos desse Evangelho é a proposta de Jesus para toda a humanidade. Aceitar seu ensinamento é encontrar o caminho da vida e da verdadeira liberdade. No segundo domingo: Jesus sobe à Montanha para rezar e leva consigo Pedro, João e Tiago. No cume do Monte se dá a Transfiguração: “Numa nuvem resplendente, fez-se ouvir a voz do Pai: Eis meu Filho muito amado, escutai-o, todos, vós”.

(Lucas 9. 28b – 36). A lição que ficou é de que, Jesus é o Filho amado do Pai e n’Ele está nossa redenção. Feliz quem escuta, guarda e se esforça em viver seu ensinamento. No terceiro Domingo, Jesus nos conta a parábola em que um certo homem tinha uma figueira plantada em sua vinha e que a árvore não produzia frutos há três anos. Então o proprietário da vinha manda o empregado cortá-la. O vinhateiro, porém, disse ao patrão: Senhor, deixa a figueira ainda esse ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha a produzir. Se não der, então tu a cortarás. (Lucas 13, 1 - 9). O que aprendemos nesse evangelho é que “A Palavra nos conduz para o coração dos valores do Reino. No egoísmo somos conduzidos à morte, no ensinamento de Cristo só encontraremos a vida, a paz e a salvação. No quarto Domingo,Jesus apresenta-nos a parábola do Filho Pródigo, em que um filho pede ao Pai parte que lhe cabe da herança e sai para o mundo, gasta tudo, começa a passar fome, resta-lhe só o pecado. Mas, esse filho decide retornar à casa paterna e pedir perdão ao Pai. O Pai o recebe de volta.

(Lucas 15. 1 - 3 ,11-32). Aprendemos nessa Parábola que, precisamos redescobrir o amor de Deus e buscar a vida de comunhão com Ele. O Pai ama com amor gratuito fiel e eterno, quer nos acolher, nos abraçar e nos revestir de novo. Manifesta-nos sua misericórdia e não a justiça humana. O Pai do Evangelho é o próprio Deus que nos ama e nos chama para a felicidade. No último domingo, Jesus foi ao Monte das Oliveiras para rezar. De madrugada retornou ao templo. Algum tempo depois, o povo se reunira em volta d’Ele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Foi quando levaram até Jesus uma mulher surpreendida em adultério, e para pô-Lo à prova, exigiam que ela fosse apedrejada para que se cumprisse a lei. Jesus, em sua misericórdia, não a condena, e diz à pecadora: “Vá e não tornes a pecar”! (João 8, 1- 11).

Faz-nos ver que, a Palavra nos educa no compromisso fraterno e nos ensina que só a misericórdia pode nos revestir da novidade do Reino. Somos chamados a trabalhar na Seara do Senhor.

"A Semana Santa que hoje iniciamos, é uma oportunidade que todos temos de participar mais efetivamente da vida da Igreja,quer com a frequência nas Santas Missas,quer nas procissões. Somos chamados a trabalhar na Seara do Senhor, concluiu o celebrante.

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page