top of page

10 – SÃO JOSÉ, PROTETOR DA IGREJA, ROGAI POR NÓS!

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 10 de mar. de 2024
  • 4 min de leitura

Duas das igrejas de nossa Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre, têm São José como padroeiro. São elas: Silveira Carvalho e Casa de Tábuas. Ambas celebram o santo com Novena, Ladainha, Missas, cânticos, louvores e procissão. Participe das festividades e, para melhor celebrá-lo, é oportuno conhecer um pouco mais desse santo tão querido, o pai adotivo de Jesus. Vejam:

No século XVI, São João da Cruz, um dos maiores místicos da Igreja reconheceu humildemente que não tinha uma compreensão adequada da grandeza de São José. Inspirado pelo grande amor que sua amiga Santa Tereza D’Ávila tinha por São José, São João da Cruz tomou a firme decisão de conhece-lo e amá-lo mais.

  E você? Conhece São José? Você sente que entende sua grandeza e seu amor por você? Bem, amados leitores, estou lendo e recomendo: “Consagração a São José – As glórias de nosso Pai Espiritual – Donald Calloway”, livro que desvenda a glória de São José como nunca! Chegou a hora de São José! É uma afirmação ousada, mas realmente, acredito que, em nossos dias, o Senhor deseja direcionar nossos corações, famílias, paróquias, dioceses e toda a Igreja a São José. Esta ação do Espírito Santo na vida da Igreja vem ganhando força há muito tempo.

 Não me interpretem mal: São José sempre teve um lugar especial no coração dos cristãos. Ao longo dos séculos, santos, papas, místicos, acadêmicos e leigos elogiaram e exaltaram a grandeza de São José. No século XVI o Espírito Santo usou Santa Tereza D’Ávila para tornar São José mais conhecido na Igreja. Mesmo antes de Santa Tereza, santos como São Bernardo de Claraval, São Bernardino de Sena e São Lourenço de Brindisi enfatizaram a grandeza de São José.

 Primeiro precisamos da paternidade de São José para nos ajudar a proteger a família e o casamento. Para combater e superar os enganos de Satanás, a Igreja precisa de São José. Seu exemplo e proteção são a única maneira de sair da confusão a que nos encontramos. A quem mais podemos recorrer para nos ajudar a entender o que é o casamento e a família, senão ao chefe da Sagrada Família o Terror dos demônios?

Em segundo lugar, o mundo precisa se reevangelizado, incluindo a vasta maioria dos cristãos batizados. São José foi o primeiro missionário. Hoje, ele deseja trazer Jesus novamente às nações. Países outrora estabelecidos segundo os princípios judaico-cristãos, foram invadidos por ideologias e organizações que buscam despojar a sociedade de tudo que é sagrado. Sem uma grande reviravolta, a própria civilização se autodestruirá.

  A Igreja invoca São José como seu patrono e protetor por meio de uma confiança inabalável de que ele, a quem Cristo desejou confiar o cuidado e a proteção de sua própria infância humana e frágil, continuará desempenhando no céu sua tarefa protetora, a fim de guiar e defender o Corpo Místico do mesmo Cristo, do qual está sempre fraco, sempre sobre o ataque, sempre em estado de perigo! (Papa Paulo VI)

   A Igreja precisa da proteção de São José. De acordo com os desígnios da Providência, a Igreja sempre precisou de sua proteção, mas hoje, mais do que nunca. Ela está sendo atacada pelos que vivem fora dela (Satanás e o mundo) e por aqueles que estão dentro (muitos de seus filhos). Infelizmente, a Igreja deve ser protegida também de padres e bispos heterodoxos e espiritualmente fracos.

  Não acredita em mim? Bom, em 29 de junho de 1972, o Papa São Paulo VI, alegou que, “a fumaça de Satanás entrou na Igreja”. Ele estava certo. A Igreja está numa bagunça. A fumaça de Satanás infiltrou mesmo em seus níveis mais altos. O único jeito de limpar a fumaça e tornar a Igreja bela novamente é arrepender-se e voltar à ordem. Não há outra maneira.

Jesus nunca prometeu que todas as pessoas dentro da Igreja seriam santas. O joio e o trigo crescem juntos. A Igreja é santa em sua essência, porque é a esposa de Cristo, mas muitos de seus membros, individuais não são santos e estragam sua beleza com suas ações criminosas e pecaminosas. No tempo de Deus, o joio e o trigo serão separados. Nosso papel é permanecer perto de São José; dessa forma, seremos trigo e não joio.

“Para sermos fiéis como colaboradores humildes do plano divino em nossas vidas, precisamos, junto com a proteção da Virgem Maria, da proteção de São José, um poderosíssimo intercessor”.

Papa João XXIII

 

SÃO JOSÉ PROTEGE A IGREJA

  Estamos vivendo dias marcados por muitos escândalos, confusões e divisões. Não é fácil permanecer zeloso e esperançoso. Ainda assim, temos motivos para esperança. Deus nunca nos abandonará. São José também não. Ele sabe o que está se passando na Igreja e quer corrigir essa situação.

 Há muitas notas desafinadas na Igreja atualmente. Mas não pule do barco. No seu tempo, o Pai Celestial colocará em tudo um ponto final. Veremos a glória da Igreja novamente. Tudo está nas mãos da Divina Providência. Confie!

  Em um tempo de perseguição à Igreja no México, o beato Miguel Pro voltou-se para São José. Sua primeira Missa fora dita num altar dedicado a São José e ele mais tarde daria sua vida como mártir diante de um pelotão de fuzilamento com o crucifixo em uma mão e o rosário na outra, e São José em seu coração. Ele oferece palavras de conforto para os tempos difíceis em que vivemos, declarando:

 “O esplendor da ressurreição [da Igreja] já está a caminho porque as trevas da paixão [da Igreja] estão agora em seu auge”.

  Agarre-se a Jesus, Maria e São José. Eles estão conosco. Confie na Divina Providência.

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, perdoai-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, ouvi-nos, Senhor!

Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!

Do Livro Consagração a São José – As glórias de nosso Pai Espiritual – Donald Calloway

 
 
 

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page