Você sabe qual a diferença entre alergia e intolerância alimentar? A alergia é uma reposta do sistema imunológico diante de uma substância estranha. Na intolerância, nosso organismo não consegue digerir determinado alimento.
Portanto, a diferença está na resposta do nosso organismo quando está em contato com o alimento que nos faz mal.
A intolerância alimentar caracteriza-se pela falta de enzimas específicas (pepsina, amilase, lactase) em nosso organismo, o que impede a digestão do alimento que nos faz mal (ovo, mariscos, chocolate, nozes, trigo, amendoim, soja, camarão, leite, lactose).
Como não é digerido, o alimento se acumula no organismo e pode causar dores abdominais, gases, diarreia, prisão de ventre, inchaço, enjoo e vômito. A alergia ocorre quando o nosso sistema imunológico (células de defesa) acredita que aquele alimento é um agente agressor para o organismo.
Quando isso acontece, há uma reação exagerada de nossas células de defesa, que vão defender nosso corpo da “invasão”. Nessa luta, podemos ter dores abdominais, vômitos, diarreia, urticária, asma, tosse, etc., afetando nosso sistema respiratório, digestivo, cardiovascular e a pele.
São realidades diferentes, mas com sintomas parecidos. É importante procurar um médico alergologista, especialista em alergia e um nutricionista, que pode nos orientar para uma boa alimentação.
Além dos sintomas físicos ruins após ingerir determinado alimento, um exame de sangue analisa os níveis de IgG (células de defesa) o que determina o grau de intolerância que temos àquele alimento.
A intolerância alimentar não tem cura e consiste em evitar ingerir aquele alimento que nos faz mal.
Comments