10 - IDE E ANUNCIAI O EVANGELHO ... MÊS DO ROSÁRIO, MÊS DAS MISSÕES
Fernando Mauro Ribeiro
10 de out. de 2023
2 min de leitura
E assim, vamos caminhando nesse mês de outubro, o Mês Bíblico e do Rosário. Mês Bíblico é igual ao Mês Missionário. A Igreja Católica é essencialmente missionária por ordem de Cristo.
Foi o próprio Cristo quem a definiu, no dia da Ascensão, ordenando aos Apóstolos: “Ide e fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-as a observar, tudo quanto eu vos ordenei. E eis que estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mateus 28. 19-20 e Marcos 16.15).
Esta ordem dada aos Apóstolos atinge todos os batizados católicos. Por isso, todos os católicos são missionários também. Ide. É uma ordem, não é um desejo, um gosto, um prazer, se quiser. Por isso, o Papa Francisco ordena a todos os sacerdotes que saiam das sacristias e procurem os católicos, afastados da Igreja e os tornem discípulos.
DISCÍPULOS: Discípulos são todos os que observam os mandamentos da Lei de Deus e vivem os Sacramentos da Igreja Católica instituídos por Cristo. Esta ordem de sair não é só para os padres, mas também para os diáconos, religiosos, religiosas e leigos.
São Paulo, na carta ao Bispo Timóteo, diz: “Toda a Bíblia divinamente inspirada por Deus, é útil para instruir, corrigir, refutar, educar na justiça a fim de que o homem de Deus, seja perfeito, qualificado para toda obra”. (2Tm. 3. 16-17). São Paulo definiu bem o que é a Bíblia. Todo o cristão católico guarde bem este ensinamento e seja perfeito e qualificado para toda boa obra missionária.
OUTUBRO É O MÊS DO ROSÁRIO
Foi o Papa São Pio V que instituiu a Festa de Nossa Senhora do Rosário, a 7 de outubro de 1571, depois da vitória do exército católico, vencendo os mulçumanos em Lepanto. Antes, porém, desta festa, a tradição afirma que foi São Domingos de Gusmão, 1170-1221, o fundador da Ordem Dominicana, que promoveu a devoção do Rosário.
O Papa São João Paulo II, instituiu em 16 de outubro de 2002, a quarta série de Mistérios do Rosário, os Luminosos, isto é, da vida pública de Cristo, que a partir de então, passou a contar com 200 Ave-Marias.
O Rosário é Bíblico, porque contempla os mistérios Teológicos, dirigidos a Deus Pai; os Cristológicos a Deus Filho; os Pneumatológicos ao Espírito Santo. É Mariológico, porque Nossa Senhora é contemplada nos mistérios, Eclesiológicos, pois a segunda parte da Ave-Maria contempla a Igreja e é antropológico, porque é contemplado mulheres e homens pecadores na vida e na hora da morte.
Antigamente as famílias católicas rezavam diariamente o Rosário, isto é, o Terço. O Rosário continua sendo a devoção pessoal e familiar de Nossa Senhora. O Papa São João Paulo II, escreveu na Carta Apostólica sobre o Rosário: “O Rosário é minha oração predileta. Oração maravilhosa na simplicidade e na profundidade. É o conforto na hora da agonia”.
Neste mês Bíblico e do Rosário, imitemos o exemplo do Papa São João Paulo II, o grande Missionário, visitando 129 países e a devoção do Rosário de Maria.
Dom Antônio Marchetti Fedalto – Arcebispo Emérito de Curitiba
Comentários