“Você só tem hoje para amar e celebrar o verdadeiro Natal, Cristo vivendo em nós”!
Em 1978, São João Paulo II disse na mensagem de Natal: “Natal é a festa do homem”! Nasceu para nós o Salvador, Deus feito Homem, inscrito na história humana, lembrando que cada ser humano é inserido na vida, único, singular.
O Natal trás a certeza de que nada poderá nos separar do Amor de Deus (Romanos 8, 35-39), porque o Amor assumiu forma humana e se identificou-se com os homens. E nos envia como missionários a “todos os homens”: onde quer que trabalhe, crie, sofra, lute, peque, ame, odeie e duvide, onde quer que viva ou morra”, hoje, com toda a verdade do Nascimento de Deus, com a mensagem de São João Paulo II, de amor e esperança, acreditando no que o homem tem de mais belo e precioso: o direito e a dignidade de viver, na liberdade de Filhos de Deus.
Celebrar o Natal não é só trocar presentes, enfeitar a casa, montar a árvore e ganhar uns quilinhos a mais com a ceia, mas, acima de tudo, é um convite ´para deixarmos o egoísmo, o individualismo, a submissão a todas as formas políticas, econômicas e sociais que reduzem o homem a mero objeto ou dados estatísticos.
Celebrar o Natal nos leva a testemunhar que “todo homem é alguém, único e irrepetível”. Isso é Natal! Encarnação do Amor. Acontecimento histórico e mistério, ao mesmo tempo que, há dois mil anos, interpelam os homens e as mulheres a olharem além de suas limitações. Nesse Natal, não tiremos os olhos do essencial, da fragilidade do Menino Deus na manjedoura, que nos lembra: a vida deve ser cuidada, preservada, acolhida todos os dias do ano. Podemos nos perguntar: como estou cuidando da minha vida, da vida da família, dos amigos e da sociedade?
Não perca mais tempo. Ame! Talvez a pessoa que você não quer amar hoje, não esteja aqui no ano que vem celebrando aqui o Natal. Acredite. Você só tem hoje para amar e celebrar o verdadeiro Natal, que é Cristo vivendo em nós. Um abençoado Natal e um Ano Novo repleto de milagres!
Comments