top of page

 09 – TETO DA IGREJA CAI E MATA TURISTA 

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 9 de fev.
  • 3 min de leitura

Uma turista morreu e cinco pessoas ficaram feridas no desabamento de parte do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Centro Histórico de Salvador. Já estive em visita a Bahia, algumas vezes: uma delas fiquei sete dias em um ressorte em Costa do Sauipe e visitamos o Pelourinho e outros pontos turísticos da capital. Foi a segunda vez que visitei essa igreja, conhecida como Igreja de Ouro. De fato, de uma beleza rara.

        Outra vez, eu retornava de um cruzeiro na Europa e o navio ancorou em Salvador para que os turistas fizessem um passeio guiado pela cidade: Mercado Municipal, Elevador Lacerda, as igrejas Senhor do Bomfim, a de São Benedito dos Pretos, a de São Francisco de Assis – a igreja de ouro – a Casa e convento onde viveu Irmã Dulce, o Pelourinho e outros pontos.

Depois o navio da empresa MSC seguiu viagem e paramos também em Ilhéus, onde visitei a Catedral, tomei uma cerveja no Bataclan, almocei no Bar Vesúvio. Mas não me encontrei com Gabriela e nem com Maria Machadão –personagens de Jorge Amado – Dei uma entrevista para a TV local – uma afiliada da Globo – visitei também a Casa onde morou e também a Casa da Cultura o Jorge Amado, e seguimos para o Porto de Santos, onde encerrou o cruzeiro.

        Quando jovem, lá estive com o meu abadá, atrás dos Trios Elétricos, numa micareta tomando um “porre” de Axé Music. Também Porto Seguro e arredores estive em 1997, 2013 e 2024. Enfim, na capital baiana foram umas cinco ou seis visitas.

        Agora, quando vejo pela TV, os escombros da parte do teto que desabou na Igreja de São Francisco de Assis, tombada pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Nacional, (Iphan) em 1938 e que é um dos pontos turísticos mais procurados no Pelourinho; dá uma tristeza e causa até indignação ao imaginar que isso poderia ter sido evitado se os órgãos competentes atuassem nas ações de preservação e manutenção desses espaços.

Fernando Mauro Ribeiro


SOUBE COM TRISTEZA E PESAR, DISSE O PRESIDENTE LULA

Enfim, os jornais noticiaram que a turista Giulia Panchoni Righrtto de 26 anos, morreu e cinco pessoas ficaram feridas após o desabamento de uma das mais importantes expressões do Barroco brasileiro, no Centro Histórico de Salvador, na Bahia.

        O acidente investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa da Polícia Civil da Bahia e pela Polícia Federal que enviou peritos à igreja. Todo o espaço central da igreja cedeu, possivelmente alguma parte dessa cobertura se rompeu e, com o peso desse espaço superior do teto, a madeira veio abaixo – disse Sósthenes Macedo, coordenador da Defesa Civil de Salvador.

        Nas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “soube com pesar” do desabamento, expressou solidariedade às vítimas e disse que o governo federal está “à disposição das autoridades locais para auxiliar neste momento tão difícil, bem como na reconstrução desse lugar sagrado para milhares de brasileiros”.

        A igreja é conhecida como Igreja de Ouro. a construção é revestida em ouro e foi erguida entre os séculos 17 e 18. É considerada uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no mundo.

        Em 2023, um dos pátios da igreja foi parcialmente fechado devido à queda do pináculo direito. A estrutura foi removida segundo o Iphan. Naquele ano, visita do portal g1 identificou que o local estava com pinturas e tetos desgastados, pilastras sem reboco e piso desnivelado

 

SOLICITAÇÃO DE VISTORIA

        Segundo Leandro Grass, presidente do Iphan, a igreja pediu na segunda feira uma vistoria por problemas no teto. De acordo com ele, a visita dos técnicos estava agendada para hoje – dia da queda do teto – e a solicitação do protocolo normal do instituto – caminho que não indicava urgência.

        Se ele (o frei responsável pela igreja) tivesse de fato uma urgência, certamente teria ligado para o superintendente que tem o telefone dele. Ele decretou que o forro tem uma dilatação e nos acionou – disse Grass ao g1.

        Em nota, o Iphan informou que o imóvel é de propriedade da Ordem Primeira de São Francisco e que ela é responsável direta pela gestão e manutenção da edificação.

        O Iphan, enquanto órgão de proteção do patrimônio cultural brasileiro tem atuado na preservação do bem, com ações como o restauro dos painéis de azulejaria portuguesa, concluído em maio de 2023 e a elaboração do projeto de restauração do edifício, atualmente em andamento – declarou o ministro.

Reportagem de: Bruno Alfano, Fernanda Alves, Paulo Assad e Rafaela Gama

 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page