09 - DIA INTERNACIONAL DA MULHER – MULHERES VIRTUOSAS
Fernando Mauro Ribeiro
9 de mar. de 2022
3 min de leitura
O Portal Novo Tempo cumprimenta as mulheres, se junta a elas e clama por dias melhores para aquelas que sofrem opressão. A história da Igreja está firmada no trabalho e dedicação das mulheres, pois desde o princípio elas ocuparam cargos e posições relevantes na vida da Igreja. Omitir isso, é registrar ignorância e praticar injustiça.
Revendo as páginas das Escrituras e da História, podemos ver que as mulheres estiveram presentes em todos os momentos decisivos na vida do povo de Deus e das nações.
O exemplo de sabedoria de Joquebede diante de seus escravizadores levou-a a salvar seu filho Moisés, o qual Deus usou como instrumento de libertação de Israel (Êxodo 6,20).
Quem diria que a orfãzinha Hadassa poderia chegar ao mais alto posto do reinado de Assuero com o nome de Ester e também ser usada nas mãos de Deus para libertar e salvar seu povo da perseguição e da morte? (Ester 2, 7). Assim foi com Maria de Nazaré, a mãe de jesus, quando na encruzilhada do mundo, Deus usou da instrumentalidade de uma judia simples, do meio do povo, para ser a Mãe do Senhor!
E Dorcas, a costureira? E Priscila, a fazedora de tendas? E Suzana Wesley e Layonna Gleen, coordenadora da primeira sociedade Auxiliadora de Mulheres no Brasil; e de Miss Leila Epps, Ottilia Chaves, e esta grande e maravilhosa geração.
O Antigo e o Novo Testamentos estão repletos de atos maravilhosos praticados por mulheres. A Igreja Metodista, especialmente no Brasil e a Igreja Católica também conta com feitos notórios de suas mulheres. Deus usou, usa e usará as mulheres para suas obras. Todas as vezes que as portas do mundo pareciam fechar, Deus usou a mulher para abri-las e apontar novos rumos.
No Brasil, todas as experiências pelas quais a Igreja passou, parecendo que os grupos etários iam se extinguir, o grupo feminino continuou sendo o “braço forte da Igreja”. Confiamos em Deus que irá usar cada vez mais as mulheres da presente geração, como profissionais capazes, como esposas e mães cristãs na orientação de seus filhos à semelhança de Joquebede, para servirem ao Senhor na formação de homens e mulheres com grande visão de futuro, para levar a Igreja a conquistas gloriosas.
A nossa saudação às mulheres, é a expressão da nossa confiança no grande ministério que as mulheres podem exercer no mundo em que vivem hoje, tão difícil quanto calamitoso, à semelhança dos dias passados.
Cremos que Deus pode levantar, dentre o grupo, outras tantas mulheres virtuosas para trazer liberdade, proteção e ajuda aos oprimidos deste mundo, à semelhança das mulheres do passado.
Que mais poderíamos dizer? Que estas mulheres que se reúnem para rezar, ler e meditar a Palavra de Deus, se sociabilizar e assistir aos necessitados; mulheres que atuam na Catequese de nossas crianças, na Pastoral do Dízimo, que preparam nossos jovens para receberem o Sacramento do Crisma, que lavam e ornamentam nossa matriz para as solenes celebrações, que atuam na Pastoral do Batismo, dos Noivos e outras tantas frentes de trabalho em nossa Igreja; sejam cada vez mais instrumentos vivos nas mãos de Deus.
Que todas sejam eficientes na vida e missão que o Senhor lhe tem confiado. Que a graça e a proteção divina iluminem a todas as mulheres que fazem história hoje. “Confirma sobre nós as obras de nossas mãos, sim, confirma a obra de nossas mãos” (Salmo 90,17).
Fernando M. Ribeiro - Baseado em artigo da Revista Família Pastoral da Igreja Metodista
Comentários