top of page

04 - A PESSOA DO ESPÍRITO SANTO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 4 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

O Pai e o Filho produzem o Espírito Santo como seu “sopro de amor”. A missão do Espírito santo permanece invisível. A Escritura estabelece a ligação íntima entre a missão do Filho e a do Espírito Santo. (Gl 4,4-6). Mas a insistência é entre a interioridade e a invisibilidade do dom do Espírito santo (Romanos 8,14,16).

Sendo nova forma de aliança de Deus com os homens, a missão do Espírito Santo é de santificar a realidade à qual uma pessoa divina foi enviada. Falamos, então, de inabitação das Pessoas divinas em nossa alma. Tal palavra quer dizer a permanência da relação de conhecimento e de amor.

Cada vez que uma pessoa é introduzida numa nova forma ou num novo grau de vida da graça, pode-se falar de uma missão do Espírito Santo. Tal missão aplica-se ao crescimento da vida espiritual ou do dom de um carisma. A missão é realizada em vista da operação espiritual ou ao dom de um carisma. A missão é realizada em vista da operação espiritual e produz uma assimilação da alma à Pessoa divina enviada: de imagem de Deus que é, em virtude da criação, a alma se transforma à semelhança da Pessoa divina.

Santo Tomaz explica: “A alma, por meio da graça, conforma-se a Deus. Para que uma Pessoa divina seja enviada a alguém por meio da graça, é preciso que se realize assimilação da alma à Pessoa divina enviada, pela mediação de algum dom da graça.

O Espírito Santo é amor. Pelo dom da caridade a alma torna-se semelhante ao Espírito Santo. Segue-se daí, que a missão do Espírito Santo é considerada em função da caridade”. Espírito Santo é a resposta de amor da terceira Pessoa às outras duas. O Pai e o Filho produzem o Espírito santo como seu “sopro de amor”.

A caridade é a participação do Espírito santo em pessoa. Deus, o Pai, é a fonte de toda a Trindade, é fonte de tudo. Toda participação concreta desta riqueza nos é concedida por meio do Filho no Espírito. O homem que recebe a graça, recebe ao mesmo tempo, certa semelhança com o Filho e o Espírito Santo, semelhança que o assimila às Pessoas divinas e o faz participar da comunicação vital própria da Santíssima Trindade.

Tácito Coutinho.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page