08 - QUARTO MANDAMENTO: HONRAR PAI E MÃE
- Fernando Mauro Ribeiro
- 7 de jul. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 8 de jul. de 2024
“FELIZES OS MEMBROS DE UMA FAMÍLIA, ONDE O CLIMA NATURAL PERMANENTE É O AMOR”.
“HONRA TEU PAI E TUA MÃE”. (DEUTERONÔMIO 5.16. MC 7,8).
“FILHOS, OBEDECEIS A VOSSOS PAIS, NO SENHOR, PORQUE ISSO É JUSTO”. ESSE MANDAMENTO É ACOMPANHADO DE UMA PROMESSA DIVINA: “HONRA TEU PAI E TUA MÃE, PARA QUE SEJAS FELIZ E TENHAS VIDA LONGA SOBRE A TERRA”
(EFÉSIOS 6. 1-3). DEUS NOS CRIOU POR AMOR E PARA O AMOR.
O SER HUMANO SÓ SE REALIZA SE CONSEGUIR REALIZAR-SE NO AMOR. DEUS CRIOU A FAMÍLIA E A UNIFICA PELOS LAÇOS DE SANGUE PARA QUE SEJA UM “NINHO DE AMOR”, IMPRESCINDÍVEL PARA A FELICIDADE E REALIZAÇÃO DE cada membro. Eis o ponto de partida para entender este mandamento.
Quando o amor é permanentemente cultivado entre os pais, ele transborda para os filhos. E filhos bem-amados, amam e retribuem com o mesmo amor. Este amor leva os filhos a amarem, honrarem, cuidarem, defenderem e promover seus pais.
Deus investiu os pais de autoridade, para o nosso bem, pois, a família está fundada na aliança e no consentimento dos esposos. O casamento e a família estão ordenados para o bem dos cônjuges, a procriação e a educação dos filhos.
Os filhos devem a seus pais respeito, gratidão, obediência e ajuda. O respeito filial favorece a harmonia familiar e gera um clima de intercâmbio de amor entre os membros.
Os filhos jovens e adultos têm o dever de amar, de cuidar de seus pais em qualquer circunstância: na velhice, na enfermidade, nas dificuldades, nas crises familiares.
Quando os pais conseguem fazer de suas famílias um verdadeiro ninho de amor, favorecem a felicidade e a alegria dos filhos, que se sentirão realizados em sua missão paterna e materna.
Pe. Alírio J. Pedrini

Comments