08 - OS OLHOS DO MUNDO ESTARÃO VOLTADOS PARA O BRASIL - ECOLOGIA
Fernando Mauro Ribeiro
8 de nov. de 2024
4 min de leitura
SOMOS CIDADÃOS DO MUNDO
Com a realização do G20 no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, o mundo tem os olhos voltados para o nosso país. Vamos ver o que os líderes políticos que aqui estarão, decidirão sobre o futuro do planeta. Independente do evento, nós, aqui do Portal Novo tempo, estamos sempre atentos, trazendo para nossos leitores, matérias importantes sobre a Ecologia, nosso comportamento em relação ao uso correto da água – esse líquido precioso – nosso comprometimento enfim, com tudo que diz respeito à Ecologia.
Em edições anteriores, nós vimos sobre Gestão de Resíduos, crescimento populacional, sobre a origem do Resíduo e a Responsabilidade. Hoje, vamos ver sobre a prática dos 3Rs. A complexidade de se reduzir o lixo, a Reutilização e a Reciclagem. Falaremos ainda sobre a destinação do lixo, logística, coleta seletiva, conscientização e educação ambiental.
REDUZIR: Este item talvez seja o mais complexo, pois questiona os conceitos e hábitos mais enraizados em nossa sociedade. Uma maneira de se reduzir a quantidade de lixo gerado é por meio do combate ao desperdício, e isso pode ser alcançado na introdução de novas tecnologias na exploração, no transporte e no armazenamento das matérias-primas, dos recursos naturais ou dos pequenos atos cotidianos. Outra forma de reduzir de reduzir a geração de resíduos é pensar no nosso consumo. E a primeira pergunta que devemos fazer é: precisamos realmente deste produto? As consequências dessa conscientização afetam de maneira global a preservação do Meio Ambiente.
REUTILIZAR: Propõe a reutilização de materiais comuns, dando-lhes outra função. Um bom exemplo disso são as garrafas pet podem ser reutilizadas para guardar água na geladeira, por exemplo. A utilização da frente e do verso de uma folha de papel também serve como exemplo de reutilização. Ou seja, ela não foi quimicamente transformada, ela foi reaproveitada.
A recuperação de materiais é um processo realizado, por exemplo, pelos catadores que reformam objetos de sucatas em vez de destiná-los definitivamente aos aterros ou lixões, como móveis velhos, aparelhos eletrônicos, entre outros.
RECICLAR: Esta é uma parte especial dos 3Rs. Reciclar é transformar um produto que já foi utilizado e descartado em um novo produto, por meio de um processo artesanal ou industrial, poupando, assim, matéria-prima e energia necessárias à sua fabricação.
Várias são as vantagens ao se reciclarem resíduos, como a diminuição da quantidade de lixo a ser destinada aos aterros, à minimização de recursos naturais renováveis e não renováveis, a diminuição de impactos ambientais, como contaminação do solo e dos recursos hídricos e desmatamento. Contudo, apesar dos benefícios evidentes, não existem incentivos para a implantação de indústrias de reciclagem nos municípios, e ainda são poucos os estímulos para a reciclagem nos municípios, e ainda são poucos os estímulos para a reciclagem de papel, por exemplo, sendo a maior parte feita, informalmente pelos catadores.
VOCÊ SABIA?
Mesmo que o principal objetivo da implantação da coleta seletiva não seja o retorno financeiro, não podemos deixar de notar que o Brasil deixa de ganhar cerca de 6,4 bilhões anualmente por não reciclar seus resíduos.
COLETA SELETIVA
É o processo de segregação e coleta de resíduos sólidos que são passíveis de serem reciclados. A segregação deve prevalecer previamente, na fonte geradora e em recipientes específicos para o acondicionamento. Quando a segregação não for possível, a separação deve ser feita em centros de triagem. O planejamento de um programa de coleta seletiva envolve três etapas básicas: inventário/destinação; logística; e conscientização/educação ambiental.
INVENTÁRIO/DESTINAÇÃO
Esta etapa tem como objetivo conhecer, listar e avaliar os resíduos gerados para que possa, sob o ponto de vista ambiental e econômico, destiná-los ao local adequado.
LOGÍSTICA: Com base nos resultados da primeira etapa, monta-se a estrutura que envolve, entre outros parâmetros, a frequência de coletas, rotas necessárias, tipos e quantidades de caminhões coletores, estruturas de armazenamento temporário, destino final, maquinário e treinamento necessários para as pessoas envolvidas.
CONSCIENTIZAÇÃO/EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A etapa final é a estruturação de um programa de Educação Ambiental voltado à população. O objetivo é conscientizar sobre a importância e os benefícios da coleta seletiva, que envolvem questões ambientais, econômicas, sociais e, principalmente, educativas.
A coleta seletiva deve também ser encarada de maneira sistêmica. Se uma parte do processo não for planejada, a tendência é o programa não funcionar. Como você pode ver, coleta seletiva é bem mais que simplesmente colocar lixeiras coloridas em locais específicos.
VOCÊ SABIA?
Algumas atitudes simples contribuem bastante para reduzir a produção de resíduos no planeta.
Diminuir o uso de plástico (sacolas plásticas podem ser substituídas por bolsas ecológicas do tipo eco bags);
O vídeo viravolta foi produzido em 1994, tem duração de 18 minutos e conta a história da reciclagem do vidro, papel, plástico e metais. Já o vídeo viraplástico tem duração de 11 minutos e aborda o ciclo do plástico, de forma didática e lúdica. Foi produzido em 1995.
Comentários