Estamos às portas de um ano novo e podemos fazer um balanço. O coração é dilacerado pela saudade – principalmente, nesse mês de dezembro em que se deu a morte de meu pai, minha mãe, e meu irmão mais velho – dezembro de 2020 – lembrando de tantos queridos que partiram; mas, ao mesmo tempo, transborda de gratidão, de conquistas que Nosso Senhor Jesus Cristo foi nos concedendo em meio ao caos. E podemos afirmar: “Até aqui, nos abençoou o Senhor”!
“Na plenitude dos tempos, Deus enviou o Seu Filho ao mundo, para nos salvar, nascido de uma mulher” (Gálatas 4,4), e quis assumir nossa condição humana. O menino Deus aprendeu de seus pais, não só as leis judaicas, mas o ofício de carpinteiro. José é exemplo de acolhimento, proteção e cuidados afetivos que cobriam a Casa de Nazaré.
Maria que é o modelo de plena obediência a Deus, não pensou duas vezes, ao dizer: “Fiat! Faça-se em mim, segundo a tua palavra (Lucas 1, 26-38. Nossa rotina foi totalmente mudada no período da pandemia. Quem não se lembra do medo, do caos que nos ameaçava? Quantas adaptações fizemos para nos mantermos vivos e com saúde mental? Quantos planos modificados? O livro “Vendaval da Vida”, está pronto em meu apartamento, em Muriaé, mas teve seu lançamento dificultado, em razão da pandemia e, até hoje não ocorreu a noite de autógrafos. E nos últimos meses, as guerras são uma constante ameaça.
Mas a família de Nazaré nos ensina a viver o novo, sem entrar em desespero: José trabalhava diariamente para o sustento de sua família; Maria cuidando da casa, limpando, cozinhando e educando o filho. Essa família passou por dificuldades financeiras, doenças e outras situações complicadas, como acontece com todas as famílias, inclusive ameaça de morte, perseguição e fuga.
Mas a esperança em Deus é a marca do casal Maria e José, que guardavam tudo no coração. Como rotina e prática, se reuniam para rezar e agradecer a Deus. Iam à Sinagoga reunir-se com a comunidade e visitavam o templo. Foi essa fé que transmitiram a Jesus.
E você, como enfrenta os obstáculos de cada dia? O que tem feito para superar as dores da vida? A família de Nazaré é um modelo a ser seguido por todos nós, cristãos.
Para os casados é modelo de cuidado, zelo, proteção e missão de fazer o outro feliz. Para os religiosos é ícone de obediência a Deus, prontidão da missão, fidelidade e oração. Por isso, rezamos com simplicidade: Jesus, Maria e José, minha família vossa é!
Feliz e abençoado Natal do Senhor! Um Ano Novo repleto de realizações e paz! Que a Sagrada Família de Nazaré seja sempre modelo para você.
Commenti