08 - DIA NACIONAL DO IDOSO E DIA INTERNACIONAL DA TERCEIRA IDADE
Fernando Mauro Ribeiro
8 de nov. de 2023
2 min de leitura
Atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, ou seja, 29,3 milhões de pessoas. E, em 2030, o número de idosos deve superar o de crianças e adolescentes de zero a quatorze anos. Em sete décadas, a média de vida do brasileiro aumentou 30 anos saindo de 45,4 anos, em 1940, para 75,4 anos em 2015.
O envelhecimento da população tem impactos importantes na saúde, apontando para a importância de organização da rede de atenção à saúde para a oferta de cuidados longitudinais. As doenças crônicas não transmissíveis atualmente afetam boa parte da população idosa.
De acordo com pesquisas anteriores feitas pelo Ministério da Saúde, 25,1% dos idosos tem diabetes, 18,7% são obesos, 51,7% são hipertensos e 66,8% tem excesso de peso. Também são responsáveis por 70% das mortes do país. O número de pessoas com idade igual ou superior a 60 anos vai mais que dobrar no mundo em 2050, passando de 900 milhões em 2015 para cerca de 2bilhões.
Por isso, a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) acredita se importante que os idosos de hoje e os do futuro possam envelhecer de maneira saudável e ativa. Ou seja, que a idade avançada não impeça as pessoas de ser e fazer o que querem ou valorizam.
O Brasil atende às recomendações da OMS para avaliação e desenvolvimento dos Planos de Ação voltados à adaptação das cidades às necessidades dos idosos. Ao todo, oito domínios da vida urbana podem influenciar na saúde e na qualidade de vida dessa população:
Espaço ao ar livre e edifícios
Transporte
Habitação;
Participação social;
Respeito e integração social;
Participação cívica e emprego;
Comunicação e informação;
Apoio da comunidade e serviço de saúde.
Fontes: Blog da Saúde – Ministério da Saúde e Organização Panamericana da Saúde
QUAL É A LEI QUE INTITUE O DIA DO IDOSO?
No Brasil, a Lei 11.33/2006 instituiu o Dia Nacional do Idoso, determinando que os órgão públicos responsáveis pela coordenação e implantação da Política Nacional do Idoso fiquem incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade.
O QUE DIZ O ARTIGO DO ESTATUTO DO IDOSO?
Artigo 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem estar e garantindo-lhe o direito à vida. Os programas de amparo aos idosos serão executados preferencialmente em seus lares.
O QUE DIZ O ARTIGO 15 DO ESTATUTO DO IDOSO?
Se o idoso ou seus familiares não possuírem condições econômicas de prover o seu sustento, impõe-se ao Poder Público esse provimento, no âmbito da assistência social.
UM RECADINHO:
“Viver de aposentadoria não é fácil. Então, vamos homenagear a quem, com tanto trabalho contribuiu para um presente mais digno, deixando o legado da ética, da competência e da garra. Parabéns aos idosos pelo seu dia”!
Commentaires