08 - DIA MUNDIAL DO URBANISMO :PARQUE DO FLAMENGO, RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, BAIRROS... CACHOEIRA...
Fernando Mauro Ribeiro
8 de nov. de 2021
2 min de leitura
PARQUE DO FLAMENGO, RUAS, AVENIDAS, PRAÇAS, BAIRROS... CREIO QUE HÁ MAIS OU MENOS QUATRO DÉCADAS, O PROGRESSO SE LEMBROU DE PASSAR POR AQUI. PODE-SE DIZER QUE, DESDE ENTÃO, CACHOEIRA VEM SE DESENVOLVENDO.
Urbanismo – Planejamento urbano: o saber a técnica da organização e da racionalização das aglomerações humanas, que permitem criar condições adequadas, de habitação às populações das cidades.
Urbanização é um processo de agrupamento das características rurais de uma localidade ou região, para características urbanas. Usualmente, esse fenômeno está associado ao desenvolvimento da civilização e da tecnologia. Podemos dizer que é um processo que ocorre quando a população urbana cresce num sentido mais rápido do que a população rural. Quase sempre isso se dá quando há uma intensa migração de pessoas do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural.
Aqui em Cachoeira Alegre, por exemplo, isso ocorreu, e de uma forma bastante perceptível, quando os colonos das grandes fazendas - camponeses que povoavam, cultivavam, lavravam aquelas terras – migraram para a área urbana. Os proprietários, temendo sofrer processos em que eram condenados a pagar grandes indenizações a seus empregados, decidiram que estes, não mais teriam casas em suas propriedades rurais. Rompidos os vínculos, os colonos migram para a área urbana, o que demanda a construção de novas casas, abertura de ruas, surgimento de novos bairros.
A possibilidade de construção de muitas casas se deu em razão da abertura da avenida Antônio Fani, a princípio, chamada de Rua Novaque corta toda a extensão do distrito, desde a chegada (Porteirado Alto) até a saída para Silveira Carvalho (rua Francisco Luiz Bouzada).
Tal urbanismo, foi uma iniciativa do senhor Joaquim Ribeiro Gouvêa, então presidente da Comissão de Obras Paroquiais e Padre Adriano Keet, que entendendo essa necessidade da população, abriu a referida rua em área do patrimônio de São Sebastião, doando para os mais carentes um lote para viabilizar a construção de sua casa própria. Em 1981, era prefeito o senhor João Batista Duarte (o seu Doquinha) e vice-prefeito o cachoeirense, senhor Geraldo Fani, a Paróquia de São Sebastião fez então, uma parceria com o Município, tornando possível essa obra.
Podemos citar ainda como exemplos: o surgimento do Parque do Flamengo – o aterro de uma grande extensão de terra da Paróquia, que compreende o Campo de Futebol do Flamengo Esporte Clube, o Parque de Exposição, Quadra Poliesportiva Mario Bizarra, o prédio da Creche-escola Pequeno Polegar; o PAM Odilon Carvalho (Posto de Atendimento Médico) e uma área verde destinada à recreação. Também se deu a abertura de três ruas: Ruas Projetadas A, b e C, com a venda dos lotes. A primeira rua recebeu o nome José Maria da Rocha, as outras duas ruas acima, ainda sem denominação (rua da Igreja Evangélica ...)
O Bairro São Tomé, o Bairro Bela Vista, o novo loteamento do senhor Chiquito Raposo a construção de praças, pavimentação de ruas (alçamento), iluminação etc, é a prova inconteste de que nas últimas décadas, Cachoeira Alegre entrou nos trilhos do desenvolvimento.
Comments