08 – DIA MUNDIAL DA SAÚDE MENTAL - TEM ÂNIMO, PORQUE É FÁCIL A DEUS CURAR-TE (Tobias 5,13)
Fernando Mauro Ribeiro
8 de out. de 2021
2 min de leitura
Quantos de nós precisamos de uma cura. Antes, porém, peçamos a Deus de ter a graça de termos o nosso coração transformado. Ao celebrarmos no dia 10 de outubro, o Dia Mundial da Saúde Mental, devemos nos lembrar de pedir a Deus, não só a cura dos males físicos, mas também a cura das doenças da alma.
Tem ânimo, porque é fácil a Deus curar-te (Tobias 5,13). Esta frase foi dita por um jovem a Tobias, homem justo e piedoso que entre outras provações, na velhice, ficou cego. A narrativa de Tobias é rica e edificante, repleta de indicações a serem seguidas: a prática da virtude da fé, que produz a fidelidade e a confiança; o exercício da oração que nutre a esperança e a perseverança; a caridade e o jejum, que clamam a vitória; o louvor, sinal de gratidão e reconhecimento do amor de Deus.
“Bendize a Deus em todo o tempo e pede-lhe que dirijas seus passos, de modo que os teus planos estejam sempre de acordo com a Sua vontade” (Tobias 4,20). Esta era a instrução dada por Tobias ao filho, Tobit, que acolheu a orientação, sobretudo quando teve seguir em uma difícil jornada que o seu pai lhe havia confiado.
Sem saber ao certo aonde ir, o Senhor enviou a Tobit um acompanhante que o guiaria e lhe diria exatamente o que e como deveria fazer. O filho não só voltou com o que era necessário para a cura dos olhos do pai, como trouxe também a mulher, Sara, que se tornou sua esposa; trouxe ainda muitas provisões para que não passassem mais dificuldades. Tudo o Senhor providencio e só “se assentaram depois de terem adorado e agradecido a Deus”. (Tobias 11.12)
Tobias ficou curado. Quantos de nós também precisamos de uma cura! Antes, porém, peçamos a Deus a graça de termos o nosso coração transformado, convertido, que busca a Sua vontade. Como Tobias, teremos não somente os olhos curados, mas seremos livres da doença da alma.
Ao final, o companheiro de viagem se revela a Tobit e à sua família: “Eu sou o anjo Rafael... quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus”. Que reine em nós, essa mesma vontade que quer fazer-nos mudar o destino: “de enfermos a sãos, de frágeis a fortes, de escravos a reis. Não desejas grandes penitências, mas que em nós reine a Sua vontade”.
Comments