08 -DIA MUNDIAL DA ALFABETIZAÇÃO: CAMINHANDO E CANTANDO... NAS ESCOLAS, NAS RUAS, CAMPOS, CONSTRUÇÃO
Fernando Mauro Ribeiro
8 de set. de 2021
3 min de leitura
Atualizado: 18 de set. de 2021
Nesse dia 08 de setembro, celebra-se o Dia Mundial da Alfabetização. Assim, lembrar-me-ei com orgulho de duas datas distintas, mas, que se fundem, já que ambas têm o mesmo objetivo. Formar, informar, educar... então, vou discorrer um pouco sobre o Jornal & Portal Novo Tempo, que faz aniversário e, sobre o Ensino, a Escola, a Alfabetização; árduas, mas gratificantes missões.
Ao completar neste mês, mais um aniversário, - são 26 anos de existência - meu coração de cachoeirense, fundador e editor desse informativo, se alegra imensamente, pois, o que era um sonho, tornou-se realidade, uma bênção. Os frutos colhidos já desde o início são as primícias dessa bênção. Lembro-me da alegria dos alunos das escolas municipal e estadual quando procurados para serem notícia no jornal, através da coluna que trazia “O perfil do Aluno”.
Estar em contato com a escola, ver esses alunos se superarem a cada dia ao serem desafiados e estimulados com uma formação consistente e progressiva, por parte dos profissionais - professores que quase não são lembrados – e perceber o quanto são capazes de crescer, sonhar e ir além, adquirindo a autoconfiança e o auxílio necessários em suas vidas para que se desenvolvam física, psíquica, mental e espiritualmente, formando-os em sua integridade, preparando-os para o futuro que os espera.
Também, o testemunho de alguns professores que ao virem agregar conhecimento ao nosso trabalho, nos fornecendo informações sobre o calendário escolar, os eventos cívicos, os projetos, - “Concursos de Poesia”; “Soletrando”; Visitas ao “Museu de Arte Sacra”; exibição do curta “Um Passeio pela História de Cachoeira Alegre”, em que o jornal Novo Tempo se fez presente, ora também como pedagogo, ao ministrar aulas sobre a História de Cachoeira Alegre, ora como ex-aluno e cidadão cachoeirense, como jurado ou desempenhando o trabalho jornalístico.
“É preciso coragem para fundar e fazer, sem recursos advindo de comerciais ou do poder público, durante tanto tempo, um jornal”, dizia-me na época, um conterrâneo. Coragem também é preciso para se educar em tempos difíceis, com uma proposta pedagógica ousada na formação humana, cristã e acadêmica, zelando pela excelência do ensino”, disse a ele, quando retornava de uma visita com os alunos ao Museu.
Esses abnegados professores, também têm colhidos inúmeros frutos em suas salas de aula, com respostas positivas e crescentes no aprendizado, aproveitamento e bom comportamento de nossos alunos. Isso é também uma bênção!
Com a missão de informar, o objetivo de “educar para a sabedoria”, elevando a alma para o alto, para o conhecimento de Deus, nosso jornal se fez presente também nas Igrejas, nas (UBS) Unidades Básicas de Saúde, na Câmara Municipal; no Comércio e outros ambientes, de forma a chegar há tanta gente, capacitando-as, para que adquiram o conhecimento de si mesmas, o conhecimento do bem, do bom e do belo, prepará-las como pessoas na sua totalidade, para que sejam capazes de assumirem seu papel no lar, na Igreja, na sociedade, no mundo, com consciência e responsabilidade realizando assim, integralmente, sua vocação.
Fazer um jornal atuante, ininterruptamente durante tantos anos, não é uma tarefa simples e nem fácil, mas é gratificante. Agradeço a você que acredita em nosso trabalho, nessa missão de formar e informar, de falar com nossas crianças, de estar em contato com os adolescentes, de ser a sua voz. Obrigado a você que nos dá as mãos e se faz um conosco para que este trabalho permaneça ainda por mais alguns anos. Obrigado Senhor, por esta missão gratificante!
Comments