No dia 02 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil e em 18 de abril O Dia do Livro. O saudoso professor e escritor Luiz Gonzaga da Silva será sempre lembrado pelos seus alunos,leitores e pelos muriaeenses de modo em geral. Quem não se lembra de sua Coluna Um, no jornal A Gazeta de Muriaé? Vivia a expectativa de comprar o informativo e virar a página para me deliciar com seus magníficos artigos a cada semana. O escritor deve ser lembrado também nessa data, pois caminhou nessas sendas,escrevendo para o público infantil.No entanto, quero falar do grande mestre das palavras,quando estou a saborear mais uma de suas obras: “Provadas & Aprovadas”. É esse o título lançado em 2015, mas que me chega agora, pelas mãos de Ivone – viúva do poeta – que me prometeu, quando em viagem, quando falávamos de literatura e da obra de seu amado Luiz. Promessa feita, promessa cumprida.Quando digo saboreando, eu poderia dizer também mastigando, degustando cada palavra,já que a instigante obra, fala de culinária, receitas provadas e aprovadas, delícias da cozinha.Mas, não vou ousar ir adiante. Para falar dessa obra, vou recorrer à Giovana Titoneli Pereira, nutricionista, que com tamanha maestria escreveu na orelha do livro, “Mesa posta: Agora é provar”!
MESA POSTA: AGORA É PROVAR!É fascinante observar a história da humanidade sob a luz da cultura alimentar, entretanto observamos que as mesmas estão intrinsecamente ligadas. Uma referência deste fato é lembrarmos que nossas vidas são desenhadas em eventos ocorridos ao redor de uma boa mesa de refeição.Sendo assim, o que temos nesta delicada e bem cuidada obra? Podem acreditar, temos uma deliciosa mistura de poesia, música, cultura,contos, recheados de grandes receitas“Provadas e Aprovadas” e, de sobremesa, muita emoção.No quesito receita, afirmo com categoria que, quando a mesma vem temperada com um histórico de tradição, deixa de ser receita e vira relíquia; então, temos aqui, um tesouro a explorar. Quem não anseia por um prato saboroso, seja para um encontro amoroso ou um momento de descontração? Quem não deseja ter aquele livro de receitas, com dicas perfeitas para deixar para sua próxima geração? Então, este é o momento em que nosso sábio e generoso autor, em sua consagrada trajetória, nos presenteou. Boa leitura, boas aventuras gastronômicas e, com certeza, boa degustação!!! Saúde!!!(Giovana Titoneli Pereira – nutricionista)E quando se fala de Livros, sejam eles de literatura infantil ou não, lembramos, escritores, poetas, jornalistas, repórteres, professores, ou não, alguém que tenha se aventurado a escrever e publicar um livro. Nesse caso, quando estou a ler mais uma obra de Luiz Gonzaga, como disse acima, julgo oportuno homenagear o saudoso filho de Guarani, que em suas “Idas e vindas” escreveu um livro mágico, que li e guardo em minha biblioteca. Agora, no entanto,é a vez de saborear “Provadas e Aprovadas”.
Conhecendo um pouco mais sobre o escritor:Em sua oitava aventura no mundo das letras, Luiz Gonzaga da Silva, abandona a prática da poesia e investe no mundo da narrativa que, apesar de tudo, tem lá seu tempero poético. E o faz no campo gastronômico, a nos preparar um delicioso prato de pequenas histórias, ao final das quais, sempre insere uma receita fácil de fazer e incomparavelmente deglutível.Fuçando em velhos cadernos de receitas ou escarafunchando sua própria memória e a dos outros, selecionou mais de duas dezenas delas e, com elas armou a estrutura desse livro. Ninguém que goste de pratos saborosos passará impune pelas receitas das páginas de “Provadas & Aprovadas”: histórias gastronômicas. Há de fazer e fará, certamente, cada uma delas, não só para provar: certamente, como o autor também as aprovará, e vai repeti-las tantas vezes quantas vezes seu bom gosto exigir.Com esta obra, o autor, membro efetivo da Academia Muriaeense de Letras, onde ocupa a cadeira número 07, que tem como patrona a escritora Cecília Meireles, contribui ricamente, para a memória social das antigas receitas que eram cultivadas pelas nossas avós, mães, tias e gente entendida em culinária, que não ficava nada a dever aos famosos mitres franceses. O que se tem a desejar a quem se dispuser a ler esta obra, na verdade, se resume em apenas duas palavras: bom apetite!
OBSERVAÇÃO: Como eu disse, o livro é deveras, instigante. Vai-se virando cada página, como se nos trouxessem à mesa, um novo prato, mais uma iguaria, vestida de poesia, cultura e encantamento.
コメント