top of page

08 – CACHOEIRA ALEGERE SE FAZ PRESENTE EM VIEIRAS, COM O TERÇO DOS HOMENS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 8 de set. de 2024
  • 4 min de leitura

Que festa bonita! Padre  Cláudio e padre Alexandre celebraram uma Missa linda!

Meu Deus, que bênção, ter feito todo esse percurso a pé e rezando! Como tem gente nesse encontro!

“Homens rezando, famílias melhorando!

Quantos grupo devem estar participando desse encontro?

Quando e onde deve ser o próximo evento?

É muito bonito ver tanto homem rezando!

       Essas são algumas indagações e afirmações que ouvi na cidade de Vieiras, onde se realizou mais um Encontro do Apostolado do Terço dos Homens. Concordo com as afirmações e vou tentar responder às perguntas dos fiéis que foram surgindo ao longo da celebração. Mas, primeiro, falemos da grande festa que foi.

       Todo ano participo desse encontro do Apostolado do Terço dos Homens que é realizado em cidades diferentes, mas que compõem a Diocese de Leopoldina. Assim, o evento já fora realizado com êxito em algumas cidades como Cataguases, no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Leopoldina, na Igreja do Rosário, em Muriaé, na Igreja Nossa Senhora do Divino Pranto – Fundação Cristiano Varela – e outras paróquias.

       O Apostolado do Terço dos Homens surgiu na Igreja Católica Apostólica Romana e foi uma bênção para as famílias. Sabemos que as mulheres são as mais rezadeiras, embora haja homens dedicados à oração, do tipo que rezam o Terço Mariano todos os dias. Porém, um número menor. Uma vez que surgiu esse movimento, é comum e muito gratificante ver tantos homens dobrando os joelhos, com o Terço nas mãos.

       Há grupos que contam com mais de cem membros, outros com 65, 40 e vai diminuindo, mas, o mais importante é que estejam se reunindo para rezar, independentemente do número de participantes. Um grupo numeroso é muito bom, mas o próprio Jesus afirma nas Sagradas Escrituras: “Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu estarei com eles”. E o grupo, mesmo com um número menor, é uma chama acesa, a atrair outros para a Luz, uma seta a indicar o Caminho que é Verdade e Vida.

       Na Paróquia de Cachoeira Alegre, o grupo já contou com um número maior. Hoje, são 35 os participantes, esse número cai, quando falamos em assiduidade, já que às segundas feiras somamos de 15 a 20 homens em nossos encontros.

       Diferentemente de outros grupos, em Cachoeira, os homens se reúnem nas casas e em datas especiais, nas Capelas de Nossa Senhora Aparecida, no bairro São Tomé ou Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Centro de Convivência, à rua Padre Messias Passos; e não na Igreja-Matriz. É a semente da Oração e da Palavra de Deus sendo semeada nos lares, nas casas, no meio do povo.

       Para esse evento em Vieiras, não foi possível fretar um ônibus, como aconteceu nos encontros anteriores. O Grupo foi em uma van, com um número reduzido de 13 componentes. Outras paróquias, como a de Recreio, por exemplo, levou um grupo bastante significativo em um ônibus e uma van.

       As delegações foram recebidas no pátio de uma escola, onde foi servido um lanche. Depois seguiram em caminhada, percorrendo várias ruas da cidade até ao Santuário do Senhor Bom Jesus. A Santa Missa foi concelebrada, tendo no altar os Padres Cláudio – pároco do Santuário de Vieiras – e padre Alexandre.

       Em razão do grande número de participantes a celebração foi realizada numa área, onde há arquibancadas em concreto – como se pode conferir nas fotos – para melhor acolher os fiéis nos grandes eventos. Fora montado um palco e, nele o altar da celebração. Antecedendo a celebração, ouvimos uma pregação de um Diácono que falou com muita propriedade da importância da Oração do Santo Terço e principalmente da participação da Sagrada Eucaristia, dos sacramentos da Confissão e da Comunhão.

       Vamos, pois, às questões mencionadas no primeiro parágrafo:

       Sim, foi uma celebração muito bonita.

       Meu Deus, que bênção, ter feito todo esse percurso a pé e rezando! Foi o que disse um senhorzinho, ao final da santa missa.

Como tem gente nesse encontro, nesse sol de onze horas! De fato, o local ainda não dispõe de cobertura, – o que será feito em breve, confidencio-me um vieirense – e sob o sol de onze horas, os fiéis se mantiveram fervorosos e entusiasmado durante uma hora e meia, tempo de duração da solene celebração.

“Homens rezando, famílias melhorando! Esse é o lema do Terço dos Homens. Havia faixas com esses dizeres ao longo da caminhada.

Quantos grupo devem estar participando desse encontro? Creio que em torno de 18 delegações. Faço esse diagnóstico, baseado no número de bandeiras de cada grupo, cada Paróquia, cada comunidade.

Quando e onde deve ser o próximo evento? É muito bonito ver tanto homem rezando! Já se sabe que o próximo encontro será realizado na cidade de Rodeiro – terra do cantor Zé Geraldo – próxima de Ubá.

       Acreditando ter respondido os questionamentos e contribuído de alguma forma para que desperte no coração de outras tantas pessoas o desejo de fazer parte do Terço dos homens.

Fernando Mauro Ribeiro

 


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page