07 – UM TOUR PELO CENTRO DO RIO: EXPOSIÇÕES, MUSEUS, IGREJAS, CENTROS CULTURAIS...
Fernando Mauro Ribeiro
7 de abr. de 2024
3 min de leitura
Ultimamente, com muita frequência estou no Rio de Janeiro. Há quem diga que estou morando aqui e passeando em Minas, mas não é bem verdade. Verdade é, que amo essa cidade e que já manifestei esse sentimento através de poemas, de conversas com amigos e outros gestos. Estando aqui, gosto de ir em busca de cultura e lazer: teatro, shows, visitas a exposições, museus, centros culturais, Igrejas, mosteiros, catedrais e tantas outras atrações turísticas que a cidade oferece no seu dia a dia.
Principalmente se estou em companhia de um sobrinho ou sobrinha, neto, amigo ou amiga. Me sinto no dever de apresentar-lhes os encantos da cidade maravilhosa que tanto me fascina. Tem sido sempre assim e, dessa vez não foi diferente. Maíza e eu, em companhia de Júlia Mançor Ribeiro – sobrinha – fizemos um tour pelo centro da cidade, nessa manhã de domingo, com temperatura agradável: sol de outono e uma brisa fresca a nos fazer companhia nessa caminhada, enquanto percorreremos praças, parques e jardins, ruas e avenidas; de VLT, Trens do Metrô, ou BRT. Saímos por volta das oito horas e fizemos um bom percurso até às 15:00 horas. Veja:
VISITA AO IMPONENTE PRÉDIO DO TJRJ: Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) o importante auditório com seu antigo e conservado mobiliário, com suas escadarias e belos vitrais.
BELÍSSIMA IGREJA DA CANDELÁRIA: Com seu estilo de arquitetura barroca, medindo 62m24centímetros de altura é o principal Monumento religioso da cidade do Rio de Janeiro. Símbolo de Fé, Cultura e Beleza, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária é patrimônio histórico, religioso e cultural do Rio. O término de sua construção se deu em 1887. Não é a igreja mais antiga do Rio. A mais antiga tem 410 anos e é consagrada a N. S. da Apresentação.
OS FAMOSOS ARCOS DA LAPA: Os Arcos da Lapa, medem 270 metros de altura. São 42 Arcos Romanos. É a maior e mais importante obra do Brasil colonial do Brasil.
ESCADA SELARÓM ENTRE OS BAIRROS DA LAPA E SANTA TEREZA. São 215 degraus, decorados com mais de dois mil azulejos oriundos de 60 países. Obra do artista Chileno, Jorge Selaróm, radicado no Brasil que fez esse trabalho e ofereceu ao povo brasileiro. É a terceira opção mais procurada pelos turistas no Rio de Janeiro.
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL: Uma visita ao CCBB é sempre muito produtiva, já que a arquitetura do prédio é muito bonita e onde se pode visitar várias Exposições itinerantes, de artistas plásticos e Exposições permanentes, em suas amplas salas que abrigam também duas salas de Teatro.
MÚSICA, TEATRO, CINEMA E EXPOSIÇÕES: Visito esse local há mais de quatro décadas. O prédio possui uma área construída de 19.243metros m2. O CBB ocupa 15.046 m2 desse total, como já disse, com espaços diversos para várias atrações culturais como música, teatro, cinema e exposições. Além disso, possui biblioteca, e videoteca, além de abrigar o Arquivo Histórico e o Museu Banco do Brasil.
EXPOSIÇÃO MUNDO ZIRA. Em homenagem ao multimídia Ziraldo Alves Pinto. A exposição é um passeio pelo mundo de Ziraldo, sua obra, uma viagem no tempo através da gigantesca obra o artista mineiro de Caratinga. Aberta ao público em fins de março, a exposição vem recebendo muitas visitas e acredita-se que esse número vai aumentar significativamente com a morte do artista ocorrida hoje, 06-04-2024, aos 91 anos, em seu apartamento no bairro da Lagoa, no Rio. Sem dúvida, vai despertar ainda mais o desejo de se visitar essa exposição, sentenciou o guia.
UMA VISITA À ILHA DA GIGÓIA: A Ilha da Gigóia é uma das dez ilhas da Lagoa da Tijuca, do chamado Complexo Lagunar da Barra da Tijuca que inclui ainda as Lagoas de Jacarepaguá, Camorim, Marapendi, entre outras, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ótimo lugar para beber com os amigos e almoçar com a família. Um passeio de barco na Ilha, custa em média 25R$ por pessoa.
ALMOÇO NA LAPA E ENCONTRO COM A TORCIDA DO FLAMENGO
Almoçamos em um Restaurante e Churrascaria na Lapa. Àquela hora, a Lapa, nada tinha de boêmia. Era uma “muvuca” só, uma concentração de torcidas organizadas do Flamengo - de Angra dos Reis, Cabo Frio, Arraial do Cabo e outras cidades da região dos Lagos – que vieram ao Rio para assistirem à final do Campeonato Carioca – 2024, em que o rubro-negro sagrou-se campeão ao derrotar o Nova Iguaçu por 1 a 0.
コメント