07 – PARÁBOLAS DE TODOS OS TEMPOS - A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO
Fernando Mauro Ribeiro
7 de mar. de 2024
2 min de leitura
A IMPORTÂNCIA DO EXEMPLO
PARÁBOLA NÚMERO 01
Napoleão Bonaparte, sem dúvida, foi um dos maiores líderes que esse mundo já conheceu. Certa vez, seu exército estava preparando para uma das maiores batalhas. As forças adversárias tinham um contingente três vezes superior ao seu, além de um equipamento mais moderno. Napoleão avisou a seus generais que estava indo para a frente de batalha, e estes procuraram convence-lo a mudar de ideia:
- Comandante, o senhor é o império. Se morrer, o império deixará de existir. A batalha será muito difícil. Deixe que cuidaremos de tudo. Por favor, fique, confie em nós.
Tudo em vão; não houve nada que o fizesse mudar de ideia. No meio da noite, o general Munot, um de seus brilhantes auxiliares e também amigo, procurou-o e, de novo tentou mostrar o perigo de ir para a frente da batalha. Napoleão olhou com firmeza e disse:
- Não tem jeito, eu vou!
- Mas por que comandante?
- É mais fácil puxar do que empurrar.
PARÁBOLA NÚMERO 02
DECIDINDO COMO AGIR
Um colunista conta uma história em que acompanhava um amigo a uma banca de jornais. O amigo cumprimentou o jornalista amavelmente, mas como retorno recebeu um tratamento grosseiro.
Pegando o jornal que foi atirado em sua direção, o amigo do colunista sorriu polidamente e desejou um bom final de semana ao jornaleiro. Quando os dois amigos saíam pela rua, o colunista perguntou:
- Ele sempre trata você com tanta grosseria?
- Sim, infelizmente foi sempre assim...
- E você é sempre tão polido e amigável com ele?
- Sim, procuro ser!
- Por que você é tão educado, já que ele é tão grosseiro com você?
- Por que não quero que ele decida como eu devo agir!
Comments