Abrindo o desfile Cívico do Dia da Independência do Brasil, o Tiro de Guerra se apresentou com galhardia, no coração da cidade a Praça João Pinheiro, para um grande público que, ano após ano, sai às ruas para assistir e aplaudir. Na sequência vieram a corporação do Corpo de Bombeiro; Os membros do Grupo da Terceira Idade, Alunos e funcionários da Fundarte e outras associações. É bonito ver em nossa cidade, essa demonstração de patriotismo. Tanto das Escolas que se organizam para apresentar um belo espetáculo cívico, quanto para aqueles que se apresentam com o entusiasmo de sempre e também para os espectadores que comparecem, se emocionam e aplaudem.
Muitas das cidades da região não promovem mais o desfile cívico de 7 de setembro, o Dia da Independência do Brasil. Aliás, esse hábito vem se perdendo com o passar dos anos. Já me aconteceu de nessa data estar a passeio em outros estados – cidades de médio porte, cidades desenvolvidas - e não assistir a nenhum evento cívico. Nas capitais, eles continuam acontecendo, pude assistir em algumas delas, em viagem pelo Nordeste.
Em Muriaé, a tradição é mantida porque o município estimula e em alguns casos exige que se apresentem. Já ouvi relatos de professores e diretores que, não fosse uma determinação da Prefeitura Municipal, através do prefeito; suas escolas não desfilariam, pois, dá muito trabalho.
Talvez, sejam necessários alguns ajustes, de fato. Contudo, entendo que os desfiles devem continuar acontecendo. Pelo menos com as Escolas Municipais, já que as Escolas Estaduais não o fazem há muitos anos. Desde que deixou de ser uma exigência do Estado, essas escolas não mais se apresentam. Mas é inegável que, mesmo com a presença somente das Escolas Municipais, nessa data, o muriaeense pode assistir a um belíssimo espetáculo de civismo. É bom registrar que, o evento atrai muita gente de outras cidades da região, que vêm prestigiar.
A cidade está bem cuidada, a Praça João Pinheiro e Cel. Pacheco de Medeiros passaram por uma revitalização, onde podemos ver os canteiros dos jardins com suas plantinhas viçosas, conferindo um belo visual.
Comments