top of page

06 - É IMPORTANTE QUE AS PESSOAS TOMEM A VACINA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

Lula é vacinado por Alckmin em lançamento de campanha vacinal em Brasília. “O objetivo é aumentar a cobertura das vacinas em todo o país, principalmente contra a Covid”, disse o presidente. No evento que lançou a Campanha Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de incentivar a imunização, o vice-presidente que é médico anestesista foi quem aplicou a dose.

Lula e a ministra da Saúde Nísia Trindade, visitaram um Posto de Saúde no Guará em Brasília. Além do presidente, três cidadãos receberam a dose durante o evento. O mascote Zé Gotinha, símbolo das campanhas de Vacinação no país, foi aplaudido quando chegou e permaneceu o tempo todo no palco.

Lula tomou a vacina bivalente da Pfizer, direcionada inicialmente para grupos de risco, como idosos e imunocomprometidos. O lançamento da campanha do governo federal aconteceu no mesmo dia em que essas doses, que são eficazes no combate tanto do novo Corona vírus original quanto de suas variantes mais recentes, como a ômicron, começaram a ser aplicadas em todo o país. Com o ato de se vacinar publicamente, Lula busca se contrapor ao seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), que afirmou diversas vezes que não se imunizaria contra a doença, além de ter colocado a segurança e a eficácia das vacinas de Covid em dúvida.

Após receber a dose, o presidente fez um apelo para que a população não acredite no negacionismo contra a vacinação e ressaltou que ela é importante para evitar “desgraças maiores”. Queria fazer um apelo a cada mãe, avó, pai, avô, adolescente, a cada criança que não acredite nas bobagens que se fala contra a vacina. Você pode até não gostar de você e não querer tomar a vacina, mas tem obrigação de gostar de seu filho, de sua mãe, de seu pai.

É importante garantir que as pessoas tomem vacinas para evitar males maiores na vida da gente, disse o presidente. As chamadas vacinas bivalentes contra o Corona vírus começaram a ser aplicadas em idosos a partir de 70 anos; pessoas que vivem em instituições de longas permanências (ILP) a partir de 12 anos (abrigados e os trabalhadores dessas instituições) imunossuprimidos a partir de 12 anos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. Segundo a Saúde, cerca de 18 milhões de brasileiros compõem esses grupos.

PRÓXIMAS FASES DA VACINAÇÃO

A segunda fase da vacinação com a dose bivalente está prevista para começar no dia seis de março, com a faixa etária 60 a 69 anos. Gestantes e puérperas também poderão tomar em março, a partir do dia 20. Pessoas com deficiência, profissionais da saúde e pessoas privadas de liberdade e adolescentes, cumprindo medidas sócio educativas compõem a última fase das prioridades, a partir de abril.

“E o bonito desta vida é poder costurar sonhos, bordar histórias e desatar os laços dos nossos dias”.

Fonte: extra.globo.com

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page