top of page

06 – UM GIRO POR NOSSAS ESTRADAS - OBRA EM ANDAMENTO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de jul. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 8 de jul. de 2024

 DIVISA COM PATROCÍNIO ATÉ O TREVO DA GUARITA - P. M. DE BARÃO DO MONTE ALTO

        Na divisa dos municípios de Patrocínio do Muriaé e Barão do Monte Alto. A obra teve início no final da Vila Ulisses Ribeiro, no limite entre os dois municípios. É um desafio, disse-me o prefeito Fabinho Guimarães, mas nós a concluiremos ainda em meu mandato. Trata-se de uma obra arrojada a Pavimentação em uma área rural, que conta com calçamento com piso intertravado com blocos sextavados, sinalização viária e drenagem de água pluvial, travessia de água pluvial Estrada Vila Vardiero com destino ao distrito de Cachoeira Alegre, no município de Barão do Monte Alto.

Moradores das comunidades que serão atendidas com a benfeitoria, assim como aquelas que ficam à margem da estrada estão contentes com o início da obra que passará pela Comunidade da União, Vila Vardiero e se estenderá até ao trevo da Guarita, logo após a ponte, próxima às instalações da Extinta Cooperativa da CCPL.

Por que não se prolonga sua extensão até Cachoeira Alegre? Essa é uma pergunta muito frequente pelos usuários dessa via. A resposta é sempre a mesma: Porque a partir daí, trata-se de uma estrada que pertence ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) – uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Transporte, criada pela lei 10.233, de 5 de junho de 2001 – portanto, de responsabilidade da União.

Acontece que o DNIT é totalmente omisso. O trecho em questão, que liga a BR 356 de Barão do Monte Alto, passando por Cachoeira Alegre até à BR 116, na altura do distrito de Bom Jesus, não é devidamente cuidado pelo órgão. Sabemos que a função do DNIT é implementar a política de infraestrutura de transporte terrestre e aquaviários, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do país. Contudo somos ignorados.

O artigo IV do estatuto que rege o órgão, reza que: Ao DNIT compete estabelecer padrões, normas e especificações técnicas para os programas de segurança operacional, sinalização, manutenção ou conservação, restauração ou reposição de vias terminais e instalações, pelo que a sua omissão acarreta à responsabilidade civil pelos danos causados a terceiro.

Fabrício de Oliveira Galvão é o atual Diretor Geral do DNIT. Sei que em outras regiões as obras são realizadas continuamente, ao passo que, por aqui vivemos de promessas. Quando ocorre alguma iniciativa por parte do governo, logo é interrompido, descontinuado e fica somente no campo dos sonhos.

Há décadas nossos políticos vão até a capital, reivindicar nossos direitos; as promessas são constantes, mas nada acontece. Tudo permanece como antes. A má conservação da estrada, o quase abandono por parte do poder Público.  Sinceramente, não sei até quando vamos esperar pacientemente por esses serviços.

É uma falta de respeito com o contribuinte, o agricultor que planta e não tem condição de escoar a sua produção. Temos uma bacia leiteira altamente produtiva, um povo trabalhador que enfrenta as intempéries e, que não desiste de cultivar a terra, semear a semente e colher os frutos, sem, contudo, ver seu trabalho recompensado, “Merecemos melhores estradas. “É uma judiação o que os políticos fazem com a gente”, lamentou um decepcionado sitiante.

“Vejo na televisão inaugurar viadutos, grande extensão de rodovia asfaltada e outras grandes obras, enquanto nós, estamos a 11 km, da BR 116 e abandonados à própria sorte, sentenciou o amigo no interior de seu veículo. Depositando suas latas de leite na APROLEICA (Associação Produtora de Leite de Cachoeira Alegre) – uma pequena cooperativa de leite – outro pequeno produtor acrescenta: “Quantas vezes já ouvi dizer que esse trecho seria asfaltado, mas continuamos trazendo o leite no lombo de burros, e no período da chuva, nem isso”!

Voltemos, pois, à estrada Muriaé Cachoeira Alegre, cuja obra teria início em 13-11-2023 e seria entregue em 13-04-2024 – como podes comprovar na placa fixada ao longo da estrada – Teve início, na verdade, com algum atraso e desde então, ela se arrasta causando transtorno aos usuários da via e tornando-os a cada dia, mais descrente de que ela será entregue antes do pleito municipal de outubro.

Ainda que vagarosamente, a obra vai tomando formas, se desenhando e se estendendo rumo a Cachoeira Alegre, mudando o panorama de nossa estrada. Há evidentemente, os otimistas, como também os pessimistas, os ansiosos, os indiferentes, os apressados, os entusiasmados, os descrentes..., Mas vencendo a toda essa situação, a obra prossegue com a fixação dos meios-fios, galerias de águas pluviais, de cada bloco intertravado, sextavado que vai amarrando, se alinhando compondo um novo cenário, com o objetivo de se chegar ao seu destino através dos funcionários da TCM Empresa responsável pelos serviços.

OBS: Breve falaremos sobre o trecho que pertence ao município de Muriaé e que está em estágio bem adiantado.

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page