top of page

06 – INÍCIO DA SEMANA DA CRIANÇA: FÉ, O ALIMENTO PARA ENFRENTAR OS DESAFIOS DO DIA A DIA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 6 de out. de 2021
  • 4 min de leitura

Com a proximidade do Dia da Criança, creio que a criança irrequieta que mora em cada um de nós, mergulha no passado e traz consigo belas lembranças que lá ficaram guardadas há décadas. O dia da criança era esperado com ansiedade pela garotada da escola. Nem sempre tinha presente. Nem podia. Coitado do professor, presentear a uma, duas ou três salas inteiras. A soma de tudo isso, talvez estivesse em torno de 120 alunos. Haja grana para tanto, não é mesmo? Daí a expressão por mim utilizada: “coitado do professor”!

Os alunos nem contavam com presentes, nem lembrancinhas, nem almoço gostoso, nem mesmo lanche servido pela escola, para celebrar o dia. Era um dia um tanto mágico. Bastava o carinho do professor, esse era o presente maior. A relação aluno-professor, era de afeto, respeito e admiração. A impressão que tenho ainda, é de que: só o fato de não se ter aula nesse dia, já o fazia diferente, especial.

O fato de saber que três dias depois, éramos nós, os alunos que nos esforçávamos ao máximo para homenagear o professor. Minha mãe sempre dava um jeito de nos entregar uma lembrancinha para a professora. As vezes era uma toalha de crochê, um vaso de argila, uma jarra de louça... certa vez, meu irmão-gêmeo, levou para a sua professora um pudim. Éramos de sala diferente. Soube que ela gostou muito do mimo.

Hoje, passados os anos, cinquenta décadas depois... posso confessar que senti ciúme de meu irmão naquele dia. Nem sei se minha professora gostava do referido prato, mas, eu queria muito ter levado para a minha a professora também um pudim. Até hoje não sei se a agradaria com o presente... A professora se foi de minha Cachoeira Alegre, ficaram as lembranças.

Assim se passaram os anos, me fiz também professor e, embora eu não exerça a profissão, continuo a nutrir enorme admiração por esses profissionais. Ah, como eu gostaria de ter notícias de Dona Luci! Naquela época, professora não era tia. Carinhosa e muito respeitosamente a chamávamos: dona. Luci Gouvêa, esse é o nome de uma das professoras para quem reservei um cantinho no meu coração e, que guardo ainda nos dias de hoje. Voltemos, pois, ao tema proposto no início desse artigo: nossas crianças!


TAREFA DE EDUCAR OS FILHOS NA FÉ:

Quando os filhos são bem pequenos, a grande preocupação dos pais é a alimentação, a saúde e até os brinquedos. Crescem, e a escola parece ser o centro da atenção. Para se educar na fé, uma criança, basta a época da catequese? Não. É necessário o desenvolvimento da vida espiritual desde bem pequeno. Desde que nascemos, aprendemos diariamente milhares de coisas, sobretudo observando o exemplo dos adultos.

A fé, na vida adulta, não é improvisada. Como adultos estaremos sempre enfrentando problemas, tristezas, fraquezas e aquilo que aprendemos desde pequenos sobre confiança em Deus, amor, acolhida, providência, coragem, é o que nos mantem firmes no caminho certo.

São os pequenos gestos do dia a dia que alimentam este processo educativo da espiritualidade. Algumas dicas:

Fale a seus filhos sobre suas orações e sobre o que você lê de espiritualidade.

Participe das atividades da Igreja, missas ou celebrações. Os filhos devem participar com seus pais, desse momento de fé.

Ajude seu próximo. Sempre que você ajudar a alguém, explique à criança, ao jovem, que isso é um ato de amor que os cristãos devem sempre priorizar.

Uma criança que recebe bons cuidados, carinho e atenção, tem mais possibilidade de, quando adulto agir da mesma forma com as outras pessoas. Assim também é o processo de crescer na fé, ou seja, pais e avós que demonstrem à própria fé, ensinam que esse é o alimento para enfrentar o desafio do dia a dia.

Por fim, seus filhos são presentes de Deus para você cuidar. \dessa forma, amor, alegria, segurança, perdão são valores que a família precisa priorizar para educar os filhos nos princípios da vida cristã.


IMITEMOS AS CRIANÇAS PARA ALCANÇARMOS O CORAÇÃO DE JESUS “Deixar vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque o Reino de Deus é daqueles que se lhes assemelham”. (Marcos 10.14). Nesse dia, quando tem início a Semana da Criança que se celebra no próximo dia 12, vamos pedir a intercessão de nossa Santa Mãe, para que nossas crianças sejam abençoadas abundantemente com as graças que elas mais precisam: saúde, educação, segurança, alimentação e muita, muita brincadeira.

Peçamos as bênçãos de Maria, Mãe de Deus, para os pais, professores, cuidadores, autoridades e para todas as pessoas envolvidas diretamente na formação das crianças, para que tenham sabedoria, discernimento, amor e paciência para com os pequeninos.

Que eles cresçam num ambiente de acolhimento e segurança, onde eles possam ser o que são, crianças, puras, inocentes, sinceras, amorosas e alegres.

E que todos nós, adultos, deixemos aflorar a criança que existe dentro de nós, recuperando também a nossa pureza, para nos assemelharmos às nossas crianças e alcançarmos o Reino dos Céus, como o próprio Jesus nos orienta. Amém!

Fernand Mauro Ribeiro


 
 
 

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page